Como Acertar o Tamanho dos Seus Óculos

Os óculos de hoje em dia tem os mais diversos formatos e tamanhos e por isso é importante ter uma noção básica do que é comprar um óculos do tamanho certo. Escolher uma armação no tamanho errado, assim como é o caso do vestuário, pode ter um caimento ruim além de ser desconfortável. Grande demais, a cabeça pode ficar parecendo pequena demais ou muito pequeno os óculos podem até impactar a circulação de sangue da área.

Pode ser difícil achar o par perfeito, por isso é importante a ajuda de balconistas bem treinados. Não hesite em perguntar e provar um número grande de óculos quando você estiver na loja. Existem algumas regras básicas para ajudá-los a escolher o par perfeito para seu rosto, e hoje nós vamos explorá-las.

Como ler as medidas de um óculos

 

 

 

 

 

Talvez você nunca tenha reparado, mas na grande maioria das armações existe uma pequena sequência de números na lateral de uma das hastes. Esses números são, respectivamente, o diâmetro da lente, a largura da ponte (o espaço entre as duas lentes, em cima do nariz) e o comprimento da haste, todos em milímetros. Se você tem um par de óculos já que você gosta e que cai bem no seu rosto, tente sempre se manter dentro dessas medidas. Elas podem ser um bom guia para comprar óculos, principalmente se você for comprar pela internet.

Os números muitas vezes vem separados por pequenos quadradinhos como na imagem abaixo:

 

 

Elegância e Conforto

Existem algumas regras básicas de caimento para os óculos. Eles tem que estar em completa harmonia com o tamanho do seu rosto para que se crie um visual agradável. CLARO que se o seu estilo pessoal não entrar nessas regras, não tem problema. Um óculos maior pode ter um efeito impactante e moderno! Mas de modo geral, as regras básicas são:

  1. O topo da armação não deve estar acima de suas sobrancelhas. Idealmente, ele fica um pouco abaixo das sobrancelhas, para que você não perca a expressividade que elas trazem para o rosto.
  2. A parte de baixo não pode tocar as bochechas. Isso pode causar irritação e incomodo.
  3. Olhando de frente, os óculos não podem ser mais largas que seu rosto.
  4. Levar em consideração como o formato do seu rosto pode ser beneficiado com o formato da armação. Tem esse post aqui que pode ajudar 🙂

 

Lentes Polarizadas

Você já deve ter ouvido falar em lentes polarizadas, certo? No nosso post sobre a Ray-Ban falamos um pouco sobre a criação do óculos aviador e suas lentes polarizadas aplicadas especialmente para os pilotos da segunda guerra mundial, mas não explicamos o que elas fazem exatamente, mas hoje iremos explorar um pouco mais sobre esse material tão especial.

O maior benefício de utilizar lentes polarizadas é evitar que o reflexo da luz solar atrapalhe sua visão, sem escurecer demais a lente. Como isso é possível? As lentes passam por um tratamento químico que ajuda a lente a filtrar luz. As moléculas nessa substância química são alinhadas para bloquear a luz, como uma persiana em uma janela: apenas a luz que atravessa a abertura da persiana pode ser vista. Os óculos com lentes polarizadas tem, portanto, aberturas verticais para a luz, impedindo que ondas de luz horizontais atravessem a lente e atinjam seus olhos; Ondas de luz como as de reflexos de água, capôs de carro e outras superfícies lisas. A imagem vista pelos óculos fica um pouco mais escura, mas os objetos tem mais clareza e detalhes mais definição. Há quem diga que o uso prolongado de lentes polarizadas causa menos desgaste na visão, apesar de não ser cientificamente comprovado.

A imagem fica tão bonita que muitos fotógrafos utilizam um filtro polarizado para a lente das câmeras, principalmente para fotografias ao ar livre.

Benefícios

  • Melhoram o conforto visual
  • Maior contraste e clareza de detalhes
  • Reduz a vista cansada
  • Permite uma percepção de cor mais precisa
  • Reduz o efeito da luz refletida

Quando a lente polarizada pode atrapalhar

Hoje em dia a grande maioria dos monitores são de LED, mas quem ainda utiliza monitores de LCD vão perceber que a imagem fica com cores e formas distorcidas. Não só monitores, mas muitos caixas eletrônicos de bancos, relógios e e-books também utilizam essa tecnologia, por isso é importante levar em consideração como essas lentes podem afetar seu dia-a-dia.

Algumas pessoas podem sentir um desconforto com o uso prolongado desse tipo de lente, como se sentissem um efeito 3-d forçado e isso pode causar desorientação.

 

 

Louis Vuitton – Verão 2020 – Paris

A marca francesa Louis Vuitton exibiu semana passada sua coleção masculina, e escolheu uma passarela muito especial: as ruas de Paris. Em frente de um dos cartões postais da cidade, a Place Dauphine, a produção toda foi uma carta de amor para a próxima estação. Se pensarmos nas estações como estágios da vida, a primavera e o verão são as estações da juventude, e o desfile refletiu essa temática de forma quase literal, contando até com um castelo inflável, como àqueles que vemos em festas infantis.

Além do pula pula, os alguns modelos foram adornados com pipas estampadas com o logo da marca, é claro. A paleta de cor contou com pasteis coloridos sobrepostos de cores exuberantes, que trazem uma elegância despretensiosa para a coleção toda. A coleção brinca com o masculino e feminino, unindo elementos de cada universo para montar looks únicos.

Mas agora vamos para o que mais interessa: os óculos! A marca desfilou apenas dois modelos diferentes porém em cores e acabamentos diferentes, criando armações para qualquer ocasião.

Máscara

O primeiro modelo é um estilo máscara: grande, imponente e cheio de detalhes interessantes começando pelos detalhes nas laterais da lente, que imitam os rebites das malas famosas da marca. Eles trazem irreverência e um ponto de cor de contraste para o óculos.

Detalhe

Detalhe

Retangular

O segundo segue a tendência das lentes coloridas, com um formato mais tradicional que é transformado pelas cores e acabamentos, um deles com efeito madre pérola resultando em um visual muito sofisticado. O Detalhe das laterais lembra os acabamentos em esculturas em pedra de construções antigas, que imitam formatos de folhas.

 

Dicas de Maquiagem Para Quem Usa Óculos

O dia a dia de quem usa óculos, e ainda por cima gosta de se maquiar, pode ser complicado: é difícil achar a melhor posição na frente do espelho, acertar os detalhes de maquiagens mais elaboradas e destacar os olhos por trás das lentes dos óculos. Mas hoje no blog vamos dividir algumas dicas legais para te ajudar a ficar ainda mais bonita!

Espelho, espelho meu

A primeira dica desse post é a mais importante: O espelho de aumento é o seu melhor amigo! Ele é uma solução fácil, prática e barata para te ajudar a fazer a maquiagem com mais atenção aos detalhes. No mercado tem opções de todos os tamanhos e estilos e até com luz própria!

Não esqueça do curvex!

O Curvex é aquele acessório que assusta todo mundo que não é familiarizado com o universo da maquiagem. Apesar de parecer ser meio tesoura, meio instrumento de tortura medieval, o curvex é um item muito importante para quem gosta de destacar os olhos e é FUNDAMENTAL para quem usa óculos. Ele ajuda a manter os cílios bem pra cima, sem deixar que encostem na lente.

Ter o pincel do tamanho correto já é metade do caminho

Um dos maiores problemas quando se tem miopia, por exemplo, é tentar se maquiar sem óculos, bem pertinho do espelho e perceber que o pincel não cabe no espaço entre você e o espelho. Uma dica é investir em pincéis mini de viagem, que são mais curtinhos e vão fazer o processo todo bem mais fácil.

Existe o Rímel errado

Quem usa óculos deve evitar as máscaras de cílios que prometem curvar e alongar, pois esses efeitos incentivam o cílio a ficar mais pra frente, ou seja, ele vai bater na lente. Invista em rímel que dê volume!

Corretivo é essencial!

A gente dorme tarde, acorda cedo todo dia, não há olheira que resista! E quem usa uma armação mais grossinha, ainda sofre com a sombra do óculos embaixo do olho. Um corretivo iluminador vai dar aquela impressão de descanso para o olhar e vai deixar todo o foco nos olhos.

O Blush vai por último

Tem algumas armações que ficam bem em cima da bochecha, e acabam escondendo o blush, por isso a gente recomenda que você passe o blush por último, e de óculos, para que o posicionamento fique correto.

Arrisque!

A Maquiagem pode ser uma forma muito divertida de expressão. E o óculos são um elemento que já, naturalmente, trás cor e formatos diferentes para o rosto. Aproveite para brincar com esses elementos quando for planejar uma maquiagem. Pense em cores contrastantes e crie looks irreverentes: Com uma armação transparente, tente brincar com cores (rosas, azuis, verdes)! Armação preta, ouse dos vermelhos nos lábiod e pretos chapados nos olhos! Deixe sua criatividade florescer.

Agora com todas essas dicas você pode se inspirar e usar seus óculos como uma verdadeira moldura para seu rosto!

 

Os Óculos do Cinema: Rocketman (2019)

Semana passada teve a estréia de um dos filmes mais esperados do ano: Rocketman, a cine-biografia do cantor, e ávido colecionador de óculos, Elton John. O filme conta a trajetória do compositor desde sua infância até seu sucesso consolidado no mundo da música. Um dos aspectos mais marcantes da persona pública do Elton John são os seus óculos escuros e de grau e eles foram peça chave na transformação do ator Taron Egerton. O cuidado da equipe responsável pelo figurino é evidente quando vemos as imagens, todos os óculos utilizados no filme são parte do look inteiro, escolhidos para combinar com o vestuário e os acessórios. Vamos conferir alguns modelos que arrasaram na telona?

Começando pelos óculos de grau

Um senhor-óculos quadrado! O formato é bem década de 70, grandão, geométrico, marrom e com detalhes em dourado, que combinam perfeitamente com o roupão amarelo e marrom.

Combinar o óculos com um macacão branco é para poucos! O modelo aviador-esportivo, ganha charme com o detalhe em color block, em azul petróleo dando grande contraste para o branco.

Talvez o mais próximo de um óculos discreto que veremos no filme, o modelo clássico quadrado tem detalhes em dourados na parte superior da lente, que combinam com o relógio, anel e gravata. O acetato em demi-ember ilumina o modelo e trás textura, junto com o chapéu, para o visual.

Esse talvez seja o modelo mais único, do ponto de vista de design. Inspirado em um óculos que o cantor de fato possuiu, a versão do filme ganha pontinhos coloridos em strass. 

E os solares?

Quem não ama glitter, não é mesmo? O “oclão” quadrado, com detalhes em glitter dourado (novamente conectado com o tema do resto do figurino) são a epítome do glamour! Esse exato modelo tem aparecido em passarelas e campanhas internacionais de marcas como Gucci e Miu Miu.

Bem gráfico, o modelo listrado tem cores sólidas e cria um visual de alto impacto. O formato extra grande (perceberam um tema?) é bem ovalado e levemente inclinado, bem diferente e único.

E finalmente, o clássico óculos de coração! O figurino, que já é extravagante e brilhante, se completa com o óculos irreverente e colorido.

E parece que o carinho que Elton John tem por óculos coloridos acabou passando para o ator que o interpretou. Ambos apareceram no tapete vermelho de Cannes com um par que complementava a roupa!

que gracinhas!

Deu até vontade de ver o filme, não é mesmo? Confira o trailer abaixo!