Destaques do Desfile À La Garçonne 2020

A À La Garçonne é uma marca brasileira que tem David Luiz como diretor criativo, Alexandre Herchcovitch como estilista, e é engajada em criar coleções inspiradas no retrô e na cultura de brechó. Os óculos escolhidos para compôr o desfile refletem muito bem esse ponto de vista, tendo aquela carinha de óculos de brechó, cada um de uma época específica, com formatos e cores variadas. Vamos conferir mais de perto os modelitos? Lembrando que ao clicar na imagem ela aumenta.

O retro-futurista


Os modelos acima podem ser considerados no estilo “retro-futurista”. Para quem não sabe, esse nome, que parece ser um paradoxo, se refere à uma estética que reflete uma era em que a moda quis representar o futuro. Na década de 60 surge a estética futurista, inspirada nos astronautas e nos avanços tecnológicos da época, e foi uma grande inspiração para a moda dos anos 80. Por isso dizemos que ela é retrô e também futurista: é a visão de futuro de uma era passada.

Um modelo de óculos futurista da década de 60

Os óculos do desfile tem bem esse estilão de achado de brechó, com cores de alto impacto, laranja e branco, e muito estilo.

A roupa mais clássica, ou mais próxima do que se pode chamar de clássica, também foi pareada como modelo mais classudo. Quadradão, a armação é bem grossa e dá um impacto visual muito interessante, criando um look muito elegante.

Como vimos alguns posts atrás, o óculos esportivo está ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa casual. O modelo acima é uma versão do esportivo, com as laterais bem pra cima e angulos bem fechados, mas com uma cara mais casual, graças à grossura da armação.

Anos 80

Esses modelos, principalmente o primeiro em dourado, tem cara de vilã rica de novela dos anos 80, não é mesmo? Os detalhes na parte superior dos óculos remetem aos medalhões da Versace, e dão interesse ao modelo quadrado assimétrico.

Bem geométrico, e ainda no tema anos 80, essa armação é o auge do visual descolado. Ele é bem angular, trazendo muito estilo para as roupas mais básicas.

O último modelo tem um detalhe simples, mas que transforma o que poderia ser apenas uma armação comum. A faixa branca na parte inferior da lente traz uma graça para a armação toda preta, atém da leveza. Ele tem uma carinha meio nerd-chic, que temos visto cada vez menos, mas ainda tem seu valor estético.

Os 7 Hábitos Da Boa Saúde Dos Olhos

Uma criança sentada na mesa de jantar afasta com o garfo todas as cenouras do prato. A mãe imediatamente reprime a criança dizendo que é para comer as cenouras, afinal elas fazem bem para os olhos. A criança responde com uma pergunta: “mas como você sabe?” e a mãe, na sua sabedoria, responde com a piadinha clássica: “Você já viu coelho cego?”. Quem não presenciou ou participou ativamente desse cenário? Nós não temos como comprovar que de fato as cenouras ajudam a manter a saúde dos olhos, mas temos algumas dicas da academia americana de oftalmologia que irão afetar positivamente a saúde do seus olhos!

1. Usar óculos escuros com regularidade

O uso dos óculos escuros é, além de uma forma simples de se expressar com a moda,  um grande aliado da saúde dos olhos. Eles protegem a área dos olhos dos raios UV/UVB, responsáveis por aumentar o risco de degeneração macular, catarata, e até uma forma rara de câncer. São também vitais para manter a visão clara quando se dirige em dias ensolarados, por exemplo. Além de servirem como escudo contra pequenas partículas que podem voar nos olhos com o vento.

2. Exercício físico regular

A prática regular de exercício físico é fundamental para o melhor funcionamento do nosso organismo inteiro. Ele está associado à uma maior qualidade e prolongamento de vida, o aumento da disposição e a prevenção de inúmeras doenças. Existem estudos que sugerem que ele também está ligado com a prevenção do desenvolvimento de doenças como degeneração macular e glaucoma.

3. Não Fumar

O fumo é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde, aumentando o risco de doenças vasculares, desenvolvimento de câncer de esôfago, boca e pulmão e também doenças que afetam os olhos. Fumantes tem entre 3 e 4 vezes mais chance de desenvolver degeneração macular do que não fumantes. Quem fuma 15 cigarros por dia tem 3 vezes mais chance de desenvolver catarata. O cigarro está associado ao diabetes e pressão alta que são fatores de risco para o glaucoma.

4. Proteção/Prevenção

Existem atividades do nosso dia-a-dia que, sem que percebamos, colocam em risco nossos olhos. Por isso é importante se manter atento à pequenos cuidados como o uso de óculos protetores. Eles são indicados para qualquer atividade que coloca os olhos em risco como: ciclismo, marcenaria ou qualquer outra atividade que resulte em pequenas partículas que podem entrar em contato com o rosto. Esportes como squash, por exemplo, devem sempre ser praticados com o óculos protetor, já que a bola é pequena o suficiente para atingir os olhos diretamente.

5. Atenção para a Vista Cansada

No mundo em que vivemos, é quase impossível não passar uma grande parte do dia em frente de telas de computador ou celular. Quando usamos essas tecnologias, nós tendemos a piscar menos e isso gera um cansaço enorme para os olhos. Para contornar isso, basta seguir a regra do 20-20-20, que é, a cada 20 minutos, focar por 20 segundos em um objeto que está à 20 pés de distância (ou 6 metros). Isso já reduz significantemente a vista cansada.

6, Uso correto das lentes de contato

As lentes de contado facilitam muito a vida de quem precisa de óculos para enxergar corretamente, principalmente para quem não gosta de usar óculos. Mas elas exigem cuidados rigorosos para evitar a contaminação porém:

  • Quando for manusear as lentes sempre esteja com as mãos lavadas com sabão e água
  • Não é recomendado dormir, nadar (entrar em contato com água em geral não é uma boa ideia) nem passar mais horas com as lentes do que seu médico indicar.
  • Usar apenas a solução indicada para lentes de contato. Águas de torneira, minerais ou até mesmo solução salina não garantem um ambiente estéril para manter as lentes.
  • Faça a troca das lentes regularmente, seguindo a indicação do oftalmologista sempre.

Antes de começar a usar as lentes, marque uma consulta com seu oftalmologista, pois é somente ele que poderá indicar qual a melhor forma de de utiliza-las tendo suas necessidades específicas em mente.

7. Histórico de doenças da família

Muitas doenças que afetam os olhos são herdadas de pai para filho, por isso é importante saber o seu histórico familiar. Se um parente próximo, como pai e mãe, tem degeneração macular, você tem 50% de chance de herdar a condição. O glaucoma também reincide dentro de grupos familiares, chegando a ter 9 vezes mais chance de uma pessoa ter a doença entre familiares que alguém que não possui esse histórico na família. A prevenção é a palavra chave aqui, por isso pergunte aos seus parentes sobre que tipos de doenças seus pais e irmãos tiveram. Com essa informação, seu oftalmologista terá mais facilidade no diagnóstico e você poderá ter mais chances de lidar com as doenças desde cedo.

Fonte:https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/healthy-lifestyle-now-good-vision-later

 

Tendência: O Óculos Esportivo-Casual

Ace & Tate x CMMN SWDN

Quem acompanha o blog já sabe que estamos sempre em busca de novidades do mundo da moda e das tendências que começam a borbulhar. Nos últimos meses temos visto, em catálogos das grandes marcas, um estilo que chamou nossa atenção: o esportivo. Bem no estilão utilizado pelos ciclistas e outros atletas profissionais, o formato ultra moderno e de formas ousadas aparece como um acessório para se usar no dia-a-dia. O que acham? Tendência boa ou moda passageira? Confira alguns modelos:

Ace & Tate x CMMN SWDN

A colaboração das marcas Ace & Tate da Holanda e CNMN SWDN da Suécia trouxe todo o design, conforto e tecnologia associados com os óculos para ciclistas com um design inovador!

MYKITA + Maison Margiela 

Na segunda colaboração desse post, entre a marca alemã Mykita e a francesa Maison Margiela, temos apenas um modelo que cabe nesse perfil, mas ele não deixa de ser interessante. A mescla do estilo esportivo com o elegante ganha vida nessa armação.

Dá até pra imaginar a Kim Kardashian usando, não é mesmo?

Fenty

A Fenty, marca criada pela cantora e agora estilista e empresária Rihanna, é a grande promessa das próximas temporadas de moda. Uma das suas primeiras coleções foi feita com a marca esportiva Puma, e um dos óculos que saiu dessa parceria é um clássico com um twist especial.

A Fenty também recém lançou algumas peças novas, incluindo uma versão minimalista do formato tradicional esportivo. Você consegue perceber a referência?

Ele perde o peso da armação esportiva tradicional mas ganha elegância com um design inovador e jovem.

Nicopanda

A Italo-Japonesa Nicopanda caprichou nos óculos do seu desfile de primavera de 2019. Os óculos são exagerados, coloridos e muito fashion!

Stella McCartney

Alguém disse exagerados e coloridos? A estilista inglesa Stella McCartney definitivamente tinha esses adjetivos na cabeça quando assinou sua coleção de primavera de 2019. Prepare-se!

Ficamos até sem ar!

O que acharam? O estilo é bem marcante e não é para todo mundo, mas é sempre legal observar como a moda muda e trás referências inusitadas a cada temporada que passa!

Cinema: Os Óculos de Tarantino

O diretor Quentin Tarantino lançou, no começo do mês, seu mais novo filme “Era uma Vez…em Hollywood” e, para comemorar a nova estréia, iremos relembrar os modelos icônicos de óculos que já fizeram parte do trabalho do diretor.

Reservoir Dogs – Cães de Aluguel (1992)

O longa metragem de estréia de Tarantino é o filme que tem os óculos em maior evidência no figurino. Cada óculos tem um personagem diferente, vamos um a um:

Clubmaster

O ator Tim Roth usa o clubmaster da Ray-Ban

A gente já fez um post sobre como a Ray-Ban faz parte do nosso imaginário graças aos filmes. O clubmaster, que aparece no rosto do ator TIm Roth como  Freddy ou Mister Orange, é um dos modelos mais populares da marca e foi uma escolha certeira para compor o visual do personagem. Como todos os óculos que irão aparecer no filme, eles são pretos e sérios, e completam o visual dos ternos.

Wayfarer

Mr Pink, Mr Blonde e Mr White, respectivamente na foto acima, usam o modelo original Wayfarer da Ray-Ban que na época ainda não tinha o logo da marca na lente.

Predator 

Não é possível confirmar, mas ao que tudo indica o próprio diretor, que faz o personagem Mr Brown no filme, parece usar outro modelo da Ray-Ban: o Predator.

Pulp Fiction – Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

A atriz Uma Thurman usa óculos ovalados, que lembram os modelos que a ex primeira dama Jacqueline Kennedy usava na década de 50, tem armação bem grossa e as pontas levemente levantadas, puro glamour!

Seu parceiro de cena, Ving Rhames, que interpreta Marsel­lus Wal­lace no filme, aparece com um modelo redondo, muito bonito e bem anos 90, que estão com tudo agora.

Jackie Brown (1997)

Jackie Brown, uma comissária de bordo que se envolve em um esquema de tráfico de dinheiro, é interpretada pela Pam Grier e tem um dos óculos mais bonitos e femininos da lista! Não conseguimos achar o modelo exato, mas ele é o gatinho ovalado perfeito!

Kill Bill Vol I & II (2003 e 2004)

Um apaixonado por música e cinema, Tarantino sempre coloca detalhes pequenos que fazem referência às suas inspirações.

O começo do filme já começa com praticamente uma vitrine de óculos no painel do carro do personagem do xerife. A cena é uma homenagem ao filme 60 segundos de 1974.

Inspiração da tomada – 60 Segundos (1974)

Elvis ou Amor à Queima-Roupa?

Durante a cena tensa em que a personagem de Uma Thurman consegue fugir de um enfermeiro abusador, ela rouba os óculos dele, que são dourados e bem década de 70. Eles fazem referência ao cantor Elvis, que durante os anos tardios da carreira adorava o modelo. Mas também é possível que o diretor tenha se inspirado em outro filme, Amor à Queima-Roupa (1993), em que o personagem de Christian Slater usa o mesmo modelo. Seria uma referência dentro de uma referência?

Vol. II

Na segunda parte da história, em uma cena que a personagem de Thurman dirige um conversível pela floresta, ela usa um par de óculos de armação transparente e lentes coloridas. Modelos parecidos tem aparecido bastante nas últimas temporadas de moda, desse jeitão com as lentes mais retangulares.

Django Unchained – Django Livre (2012)

O ator Jamie Foxx interpreta o herói Django, que busca resgatar sua esposa que foi comprada por um fazendeiro cruel. O ator tem um par de óculos de sol bem redondo, que não existiam na época (pelo menos não para o uso estético, apenas médico), mas o impacto visual vale a erro histórico.

The Hateful Eight – Os Oito Odiados (2015) 

Olha aí o redondinho aparecendo de novo. O modelo usado pelo ator James Parks como O.B. tem uma carinha bem vintage, inteiro de metal, com as lentes completamente redondas e com um detalhe muito importante: os protetores laterais de couro, para proteger os olhos do vento gelado da montanha. As lentes tem leve coloração marrom e alaranjada, que contribuem para o visual.

Once Upon a Time in…Hollywood – Era Uma Vez em Hollywood (2019)

Chegamos, em fim, no filme mais recente. A década de 60 e 70 foram muito ricas quando o assunto é óculos. O departamento de figurino fez a lição de casa e escolheu modelos que eram bem a cara do final da década de 60: Os Aviadores.

A combinação de marrom (da lente) com o dourado dá visual bem quente para o rosto, combinado com direção de arte do filme que parece ter se inspirado nas cores do pôr-do-sol.

Muito bem caracterizada como Sharon Tate, Margot Robbie aparece no trailer com um óculos que era bem comum na época mesmo: gigantes, semi-transparentes e no formato borboleta. Hoje ficaram conhecidos como óculos de vovó, mas na época eram o auge da elegância. Com o retrô aparecendo cada mais nas coleções novas, já vemos modelos parecidos com o dela pipocando por ai!

Depois de tantas personagens, eras e filmes diferentes, é interessante ver como o trabalho das equipes de figurino é importante. Pequenos detalhes como os óculos que os atores usam no set podem dar vida aos personagens e ainda ajudam a estabelecer uma estética que ajuda a contar uma história.

Tendência: Os Óculos Geométricos

Nós tentamos sempre acompanhar as tendências de moda internacionais e, durante os desfiles da última temporada em Paris, percebemos que os modelos de óculos com formatos ousados dominaram. Nas ruas e nas vitrines podemos perceber que eles estão com tudo. Hoje trazemos alguns exemplos das grandes marcas para servir de inspiração para seu próximo modelito!

Miu Miu

O óculos que inspirou esse post é esse da Miu Miu, que já tinhamos publicado aqui. O formato hexagonal vai aparecer de novo nessa lista e nessa versão ele aparece bem grandão e com uma cara meio retrô, bem anos 70.

Valentino

A Valentino apresentou esse modelo, que é um gatinho mais inusitado. Os detalhes na lateral inferior das lentes é levemente afinado, dando um visual bem diferente. E a cor toda preta dá ainda mais destaque para a geometria do óculos.

Chloe

Isso que é óculos, fala sério? Com delicado efeito ombré, o par tem o formato lapidado diretamente na lente. É uma peça muito especial, refinada e diferente do que já vimos no mercado.

Chloe

O Segundo hexagonal da lista é esse modelo da Chloe, que tem detalhe vazado entre as lentes, dando ainda mais interesse para a peça.

Mykita

A Mykita é uma marca alemã de óculos de luxo, e é conhecida por modelos sempre inusitados e com detalhes únicos. Esse primeiro tem uma lente em forma de polígono irregular, que pra quem já esqueceu a aula de geometria é quando uma forma geométrica não possui lados do mesmo tamanho nem ângulos internos iguais. O mais legal desse modelo é que ele tem a estrutura de um óculos arredondado normal, mas a lente em cima muda completamente o visual do óculos.

Mykita

Esse modelo é bem gráfico, com detalhes no arredor das lentes, lembrando um pouco a arquitetura déco, e tem um ar quase futurista.

Valentino

Por último, o gatinho estilizado nada básico da Valentino. O modelo tem tachinhas que adornam o lado superior da lente e tem as laterais da lente bem pontudas, criando um triângulo. Com um modelinho desses você não precisa de mais nada!