Hipermetropia

A Hipermetropia é uma das maiores condições que afetam os usuários de óculos de grau, no Brasil, o número de pessoas diagnosticadas com essa condição já passaram dos 65 milhões.  O sintoma principal é a dificuldade em enxergar objetos que estão perto. Ela é praticamente o exato oposto da miopia

A maioria dos afetados por essa condição são adultos acima de 40 anos mas pode afetar indivíduos de todas as idades, incluindo crianças, e os sintomas podem ser variados. Algumas pessoas apenas sofrem com a dificuldade de se enxergar de perto, mas existe casos em que a visão de longa distância também é afetada. Os sintomas mais comuns:

  • Objetos que estão perto de você parecem borrados e fora de foco, mas os distantes aparecem com clareza
  • Você se pega cerrando os olhos para tentar enxergar de perto
  • Após ler, escrever no computador ou um dia de trabalho focado, você sente sua vista cansada
  • Dores de cabeça
  • Crianças que desenvolvem hipermetropia podem não demonstrar sintomas logo de início, mas se não forem diagnosticadas podem trazer outros problemas como estrabismo.

O exame de vista deve ser feito anualmente por um oftalmologista, principalmente crianças e adolescentes. 

O exame de vista vai confirmar o diagnóstico de hipermetropia e pode ser recomendado o uso de óculos de grau ou lentes de contato corretoras.

O IORJ (Instituto de Oftalologia do Rio de Janeiro) define:

“A Hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da Retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal…”

Ela pode ser herdada dos genes dos pais ou pode ser o resultado do envelhecimento. O tratamento não necessariamente é o mesmo para todos que possuem essa condição. Crianças e jovens-adultos nem sempre possuem os sintomas da hipermetropia, pois seus olhos são capazes de se adaptar ao problema e a visão não é gravemente afetada. O tratamento é mais recomendado para adultos, em especial para os maiores de 40 anos, pois os olhos se tornam menos adaptáveis com a idade. O uso de lentes corretoras, sendo elas de contato ou óculos são as soluções mais comuns, mas existe a opção da cirurgia a laser para corrigir a hipermetropia.

 

Miopia

Nos próximos 20 anos, o brasil terá um aumento de 89% nas pessoas diagnosticadas com miopia. É essa a previsão dos especialistas de acordo com os dados da OMS (Organização mundial da Saúde). Com uma perspectiva dessas, achamos interessante publicar um post explicando melhor sobre essa condição, como ela acontece e quais são as opções disponíveis para conviver com ela.

O que é Miopia?

A miopia é uma condição que afeta a capacidade de enxergar com clareza tudo que estiver à certa distância de uma pessoa. Ela se manifesta quando existe um desvio que foca a luz na frente da retina, ao invés de focar na própria retina; Esse desvio embaça a visão de qualquer objeto que esteja longe, mas mantém a visão do que está perto normal. Ela tem graus, que podem ser fracos e não atrapalham no dia-a-dia até mais graves, impedindo que a pessoa possa viver sem o uso de óculos ou lentes de contato corretoras.

Ainda não se sabe porque a miopia se desenvolve, mas é comum ver a condição ser passada de pais para filhos e existe evidências que apontam para uma ligação entre o desenvolvimento da miopia e o foco, por tempos prolongados, em objetos próximos aos olhos como livros e computadores.

Os primeiros sintomas começam a aparecer entre 6 e 13 anos e, com a chegada da adolescência, o desenvolvimento rápido do corpo faz com que o grau mude também. A miopia também pode se desenvolver depois de adulto. É importante ficar atento aos primeiros sinais que as crianças mostram quando começam a desenvolver a miopia:

  • Sentar muito perto da televisão
  • Reclamar de dor de cabeça e incômodo nos olhos
  • Ficar coçando os olhos
  • Reclamar que não consegue enxergar a lousa na escola

Se um ou mais desses sinais forem manifestados, é importantíssimo que a criança passe por uma avaliação de um oftalmologista. Fazer uma visita ao oftalmologista deve ser uma rotina anual, principalmente entre crianças e adolescentes.

Tratamento

Quando o oftalmologista faz o diagnóstico da Miopia ele vai apresentar algumas opções de tratamento: O uso de óculos corretivos, lentes de contato ou cirurgia. Os óculos são a solução mais prática para o dia a dia. Eles tem longa durabilidade, são de fácil de manter além de serem estilosos ;). As lentes de contato oferecem uma alternativa aos óculos, mas tem um custo maior (por terem de ser trocadas com mais frequência) e exigem um cuidado muito maior para evitar contaminações. Existe, ainda, a opção cirurgica, que implanta lentes corretoras artificiais nos olhos. Ela é apenas indicada para adultos, pois crianças e adolescente ainda estão em fase de desenvolvimento.

 

 

 

O Aviador em 2019

O Aviador é um dos modelos mais populares de todos os tempos, se mantendo relevante apesar dos seus mais de 80 anos de vida. Desenvolvido pela Ray-Ban durante a segunda guerra mundial, para uso exclusivo dos pilotos de aviões de guerra, ele perdeu sua imagem militar e ganhou espaço no mundo fashion e na moda popular do dia a dia. Ele sofreu algumas modificações, e recentemente tem aparecido em formatos inusitados.

Solares

A era em que Aviador era sinônimo de generais do exércitos já era mesmo. Temos visto cada vez mais cor e diversidade nesse modelo. Os solares, em especial, parecem brincar melhor com cor e formatos do aviador. Apesar da pesada influência do estilo retrô, os modelos são incrivelmente modernos.

glowsly.com

glowsly.com

 

Rejina Pyo – themodist.com

 

 

 

 

 

O Aviador de Grau

O Aviador como óculos de grau ganhou bastante espaço no mercado, e sempre cria um visual despojado, moderninho e diferente. Os modelos que temos visto crescer muito é o modelo sem a parte inferior da armação, sendo segurado por um fio de nylon. Ele fica mais leve, tanto de peso quanto de visual, além de ficar mais discreto e elegante.

É incrível como um mesmo modelo pode gerar tantas variações diferentes. Esse é o poder do design bom, ele consegue se adaptar a qualquer estilo mas sem perder sua essência. O que será que o futuro aguarda para a próxima geração de aviadores?

 

10 Tendências da MIDO 2019

A MIDO é a maior feira internacional voltada para o mercado ótico, com expositores das maiores marcas do mundo e é onde as grandes novidades do ramo são apresentadas. Nós acompanhamos o evento pelo site oficial e vamos contar quais foram os 10 modelos que tomaram conta de Milão na última edição do MIDO.

1 O vintage grandão: Armações grandes, imponentes, com um ar retrô mas trazidos para o ano de 2019. A Gucci vem trazendo esse tipo de modelo nas suas coleções mais recentes.

2 O Aviador Invisível – O formato clássico ganha uma versão delicada, discreta e muito elegante! Com a armação bem fina, o Aviador invisível chegou pra chegar!

3 Redondinho e colorido – O óculos de lentes redondas voltaram com tudo, tem aparecido nos desfiles desde 2017 e chegam com as lentes coloridas para um visual mais irreverente e jovem.

4 O gatinho angular – Uma mistura de retrô e futurista, o modelo vai ganhar muito espaço ainda com seu visual impactante!

5 O Bug-Eye – Em português, Olho de Inseto, tem uma raiz nos anos 50, e aparece com cores modernas e lentes colorizadas. Bem groovy!

6 O Retangular comprido- Na contra-mão dos formatos mais arrendodados, o retagularzão é forte tendência também.

7 Máscara espelhada – O modelo que já é favorito entre celebridades pode aparecer cada vez mais nas ruas. Ele não é nada discreto mas é muito estiloso!

8 Quanto maior melhor – Que menos é mais o que! Agora é a vez dar armações GG, exageradas, diferentes e muito poderosas.

9 O quadro Retrô – Com as armações sem a parte inferior da haste e bem geométricas, o quadradinho chega para atualizar sua definição de óculos quadrado!

10 Demi-Frames – Os formatos demi são os óculos sem parte do aro, então tem um visual mais leve e curioso.

Disney x Karen Walker

No ano em que o Mickey Mouse completou 90 anos, a Disney decidiu se juntar com a estilista Karen Walker para desenvolver uma coleção especial com peças de vestuário, acessórios e, é claro, óculos. A coleção inteira é muito lúdica, mexendo com nosso imaginário da infância com muito senso de humor sem deixar o estilo de lado.

Vamos conferir as peças?

*Lembrando que é só clicar na imagem para ver a versão ampliada*

Inspirado nos olhos da Minnie Mouse, o primeiro modelo tem formato levemente gatinho, com armação grossa e divertido detalhe em tartaruga que imita uma pálpebra, junto com cílios metalizados. As lentes são levemente rosadas, deixando tudo que se vê com um lindo tom rosado! Fofo demais!

Esse modelo, talvez o mais discreto de toda coleção, tem elegante armação de metal preto, com as famosas luvinhas do Mickey segurando corações na ponta da haste. O formato é bem moderno, segue a tendência dos “gatinhos reformados” de 2018.

Bem anos 80, o modelo com armação de acetato tartaruga traz a figura do Mickey com um fino aro de metal marchetado em volta das lentes. O Dourado combina muito com esse tipo de material e eleva todo o design do óculos.

Isso que é um par de óculos, fala sério! Com um formato borboleta, inspirado no lacinho da Minnie, o modelo é de metal e tem detalhes de bolinhas em volta das lentes, não atrapalhando o campo de visão mas dando um efeito incrível. O modelo veio em outra cor também:

A versão em rosa tem detalhes em acetato tartaruga nas ponteiras e bolinhas brancas. Estamos apaixonados!

Agora se você já achou essa coleção incrível, tem ainda mais um detalhe: A caixinha que acompanha!

A caixa dos óculos nada mais é do que o lacinho da Minnie!

Até o momento a marca não tem planos de vir para o Brasil e, infelizmente, é pouco provável que a coleção apareça por aqui por se tratar de uma coleção limitada com poucas unidades. O que nos resta é admirar o trabalho da estilista!

Sobre a Estilista

Karen Walker é uma estilista da Nova Zelândia e é reconhecida pelo estilo excêntrico, elegante e energético de suas coleções, abrangendo linhas de vestuário, óculos, jóias, bolsas e até fragrâncias.  Seus designs flertam com a cultura pop, contrastando luxo com streetwear, feminino e masculino, tradição e utilidade. Entre suas cliente mais famosas, já vestiu as candoras Adele, Lorde, Rihanna e Lady Gaga e as atrizes Maggie Gyllenhaal e Priyanka Chopra.