Lentes Coloridas: Muito mais que uma tendência

O blog tá de volta! E hoje vamos falar sobre uma tendência que está super em alta, mas que pode ter muitas funções práticas na vida real: As lentes coloridas.

Geralmente quando vamos comprar um par novo de óculos, nos preocupamos com o formato, qualidade, leveza, conforto, cor e talvez por último, o tom da lente. Mas ela é mais importante do que aparenta em primeiro momento. As lentes coloridas não são só uma forma de expressão de moda, elas na verdade ajudam a filtrar a luz nos olhos, e dependendo da cor, ela irá fazer isso de forma diferente. Cada cor irá trazer um benefício único, ajudando de cansaço dos olhos até melhorar a visão noturna. Vamos conhecer esses benefícios?

Antes de falar das cores, é importante ressaltar que a coisa mais importante para se levar em consideração quando for escolher as lentes do seu óculos é a capacidade delas de bloquear os raios UV/UVB que são prejudiciais à saúde e só podem ser garantidas quando compradas em lojas de confiança.

Verde

O tom esverdeado vai ajudar a filtrar as luzes azuis, diminuindo o reflexo e o esforço da vista em dias muito iluminados. Essa cor é recomendada para quem pratica esportes ao ar livre.

Cinza

O cinza é uma cor neutra, e sua neutralidade ajuda a filtrar reflexos. Ela é versátil, funcionando bem em dias nublados e ensolarados, protegendo contra a vista cansada. Recomendado para dirigir. Outro benefício das lentes acizentadas é que elas quase não interferem nas cores do que se vê.

Azul/Azulada

As lentes azuis ressaltam belamente as cores, e ajudam a refletir a luz que reflete em superfícies claras como neve ou areia. Elas também ajudam a melhorar a visão de quem mora e dirige em áreas com muita neblina. E o Azul é uma cor que combina com quase todo tom de pele.

Amarela

As lentes em tons de amarelo, como dourados e laranja, funcionam muito bem em situações de baixa luminosidade. Elas facilitam a percepção de profundidade, e são muito úteis para dirigir ou praticar esportes à noite. O problema é que esse tipo de lente distorce muito as cores do que está em volta.

Ambar/Marrom

Ideais para dias nublados, as lentes nos tons de marrom vão ajudar na percepção de profundidade e irão bloquear qualquer tipo de luz azul. Perfeito para quem pratica esportes que exigem foco em pequenos objetos, como tênis ou baseball. Essa lente também irá oferecer conforto para os olhos em dias muito ensolarados e aumentam o contraste entre paisagens verdes e céu azul, perfeitos para um dia na natureza.

A cor e seus efeitos no humor

Para entender como as cores podem afetar o humor, é preciso entender primeiro como que nossos cérebros funcionam. Quando observamos uma imagem, ela é processada pelo cérebro não de forma direta, mas dentro de um complexo sistema que envolve as áreas do cérebro responsáveis por memórias e emoções. Isso explica porque as cores são capazes de gerar emoções, lembranças e até respostas fisiológicas.

A fabricante de lentes Zeiss publicou alguns estudos feitos sobre esses efeitos de cor, aplicados nas suas lentes. Sabe-se que a exposição à luz azul está ligada à maiores níveis de concentração (comparados com luz branca ou vermelha) e menos cansaço. Na pesquisa da Zeiss, as lentes tiveram um efeito similar, e até renomearam as lentes azuis como “Refresh” ou refrescantes, por seus efeitos de melhora na concentração.

O verde está associado à tranquilidade e relaxamento, bem como a criatividade. Estudos mostram que há uma melhora na performance criativa, e tem um efeito calmante do stress.

O amarelo está ligado com atenção, foco e alegria. Os estudos da Zeiss mostraram um aumento na velocidade de leitura e habilidade de leitura, e um efeito positivo na concentração geral, comparado com o grupo de controle.

O vermelho é a cor das grandes emoções. Ela demonstra o maior nível de ativação no cérebro. De acordo com a pesquisa da Zeiss, as lentes vermelhas dariam um empurrãozinho na motivação e atividades que requerem ação.

referências

https://www.allaboutvision.com/sunglasses/color-lenses/#:~:text=Benefits%20of%20various%20color%20lenses%20in%20sunglasses&text=Some%20sunglasses%20tints%20enhance%20colors,and%20even%20improve%20visual%20acuity

https://www.zeiss.com/vision-care/int/about-us/newsroom/news-overview/2019/zeiss-biochrom-how-tinted-lenses-affect-us.html

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *