Ray Ban e o Óculos do Futuro

Created with GIMP

Parece que o primeiro passo para a nova geração de objetos inteligentes foi dado com grande estilo pelo fundador do Facebook em parceiria com a Luxotica, gigante por trás da marca Ray Ban. Durante uma conferência da Oculus, divisão de realidade aumentada do facebook, Mark Zukerberg anunciou o projeto dos óculos inteligentes Ray-Ban, que irão combinar o estilo clássico da marca com funcionalidades de realidade aumentada nas lentes. O plano será uma versão mais refinada do que o que foi lançada pela Google anos atrás, com o google glasses.

Com recursos em 3D, o óculos seria capaz de reproduzir gráficos e informações direto na lente, facilitando uma relação mais natural entre o ambiente e a tecnologia. Um dos usos citados na conferência será uma melhora na qualidade de vida, com recursos como um localizador de chaves. Extrapolando essa idéia, podemos já imaginar outros usos práticos como GPS, reconhecimento de placas ou informações básicas de lugares novos.

A parceiria com a Ray Ban faz todo o sentido, pois o óculos ter uma cara de óculos e não de “máquina” é importante para uma adaptação do consumidor à essa tecnologia. Por ser sinonimo de óculos atemporais, faz todo o sentido o Facebook tenha se juntado à marca para criar seus primeiro protótipos. Design e tecnologia, juntos.

Primeiros Protótipos

A realidade aumentada é um dos “projetos xodó” de Zukerberg, e o Facebook já compartilhou um protótipo do que pode ser uma primeira versão desse tipo de óculos inteligente. As imagens abaixo mostram que há uma câmera e sensores.

Ta bem parecidinho com um wayfarer da Ray-Ban, não?

Essa versão do óculos vai começar a entrar em fase de testes pelos funcionários do Facebook Labs, que irão direcionar os próximos passos, detectando os primeiros erros e acertos do protótipo.

Só nos resta agora é esperar pra ver o que vai sair disso. Se for bem aceito pelo público, pode significar uma mudança muito grande entre a relação das pessoas com a tecnologia no futuro próximo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *