O Óculos Tartaruga

Um dos acabamentos mais bonitos entre as armações de óculos é o tartaruga. Caracterizado por uma cor de base escura, geralmente marrom escuro ou preto, com tons mais claros mesclados que permitem a luz atravessar, criando um efeito único. Mas porquê do nome “tartaruga”? Bem, as tartarugas, mais especificamente seus cascos, foram um material muito cobiçado através da história:

Já se tem registros de que na grécia antiga era comum utilizar o casco de tartarugas como a base de instrumentos como a Lira (foto acima). Na roma antiga o material era utilizado, entre a nobresa, para pequenos acabamentos em móveis. O marceneiro real do rei francês Luiz XIV desenvolveu a técnica de marchetaria utilizando o casco de tartaruga como base, decorado com metais preciosos e pedras para um acabamento mais ornado. Caixas de música, porta jóias, pentes e óculos também passaram a ser produzidos com o material.

Os primeiros óculos desenvolvidos na história eram feitos de madeira, chifres de animais e ossos, dependendo da disponibilidade do material na região específica e da tecnologia disponível. Quando chegamos no final dos anos 1700, começou-se a montar óculos com armações de metais como alumínio, ferro, prata, bronze, aço e até de metais preciosos como ouro. No começo do século XX, nos anos 20, o óculos de casco da tartaruga viraram um item de luxo muito cobiçado. Eles foram produzidos e vendidos até a década de 70, quando a população da espécie de tartarugas utilizada na extração do material começou a entrar em extinção. A prática foi proibida mundialmente e até hoje não é permitido a utilização desse material. Ainda bem para as tartaruguinhas, né?

Acabamento tartaruga feito em Acetato

Por sorte, a tecnologia de mateirais sintéticos estava no seu auge, e foram rapidamente desenvolvidos materiais como o acetato, plastico e zylo que conseguem imitar o lindo efeito do tartaruga, e sem machucar nenhum animal. Ao olho nú é impossível diferenciar o tartatuga genuíno do sintético. O benefício maior do tartaruga de acetato, além de ser ecológico, é que ele permite uma infinita combinação de cores. Do rosinha, ao multicolorido, o tartaruga agora ganha muito mais possibilidades para a criação.

Tartaruga em acetato, com rosa nude mesclado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *