Saúde: A Poluição e a Visão

Não é novidade que a poluição afeta nossa saúde: o sub produto da queima de combustíveis, que operam a grande maioria dos veículos no mundo, já está vinculado com uma maior chance de se desenvolver câncer de pulmão, infecções respiratórias, doenças coronáreas e derrames. Uma nova pesquisa indica que há mais uma área que a poluição pode afetar negativamente: nossos olhos.

O Dr. Suh-Hang Hank Juo, do centro de miopia e doenças da visão da China Medical University em Taiwan, e sua equipe documentaram pela primeira vez, com uma amostra grande, que a exposição à dois poluentes comuns do ar, dióxido de nitrogênio (NO2) e Monóxido de Carbono (CO), está associada à um risco maior de desenvolver a ‘degeneração macular relacionada à idade’, em que as celulas prejudicadas na retina levam à uma visão central borrada e, em alguns casos, a perda da visão em um ou nos dois olhos.

No estudo, que foi publicado no BMJ Journal of Investigative Medicine, os pesquisadores analizaram a qualidade do ar e dados de convênios médicos de quase 40 mil pessoas acima de 50 anos e que viveram nas áreas urbanas de Taiwan. Eles dividiram essas pessoas em 4 categorias de exposição à poluentes, e descobriram que àqueles que viviam nas áreas com as maiores concentrações de NO2 e CO, tinham maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Àqueles que foram expostos a níveis elevados de NO2 foram 200% mais prováveis de desenvolver a doença; Já àqueles expostos à altas concentrações de CO, tiveram um aumento de 84%, comparados com àqueles que foram expostos à níveis baixos de poluentes. Os que tiveram uma exposição mediana aos dois poluentes não mostraram um risco significantemente alterado.

 

Esse é o primeiro estudo com evidência o suficiente para sugerir que a poluição do ar pode de fato afetar a saúde dos olhos. O Dr. Suh-Hang Hank Juo decidiu focar o estudo na degeneração macular pois ele sabia que a mácula, a parte do olho afetada, é nutrida por um rico fornecimento de sangue e já se sabe que o sangue carrega NO2 e CO para a corrente sanguínea.

Futuramente ele planeja refinar o estudo incluíndo avaliações individuais de pessoas com exposição de poluentes, esperando confirmar seus achados com um grupo maior de pessoas. Quem deseja se proteger, não vai adiantar usar óculos protetores, isso por que os poluentes não estão entrando no sistema pelo olho, mas, provavelmente, atravez da respiração. A melhor forma de reduzir o risco é evitar de circular em áreas com grande trânsito, principalmente em horário de pico.

Fonte: time.com/5657617/air-pollution-eye-disease/

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *