Como Funcionam os Óculos para Daltônicos

Semana passada nós postamos uma história na nossa página do facebook sobre a primeira  experiência de um rapaz daltônico ao usar um par de óculos que ajusta a percepção de cores, permitindo que ele visse as cores reais. Muitas pessoas são afetadas com essa condição, aproximadamente 2 milhões de casos diagnosticados por ano, então hoje iremos dedicar o post para explicar um pouco mais sobre o daltonismo e como esses óculos especiais funcionam.

Daltonismo

O Daltonismo é uma condição que interfere na percepção das cores, mais comumente afeta a distinção entre vermelhos e verdes. Existe ainda casos em que a doença afeta a percepção de azul e amarelo e, em casos raríssimos, os pacientes apresentam visão acromática, enxergando apenas tons de preto, branco e cinza.

Na grande maioria dos casos o daltonismo é genético, passado de pais para filhos. A rara exceção pode ser resultado de algum trauma nos órgãos da visão, tumores ou lesões na retina.

Para entender melhor como os óculos funcionam, primeiro precisamos explicar a condição do ponto de vista anatômico. Quando enxergamos, a retina, que fica na parte interna dos olhos, recebe a projeção de luz atravessada pelo cristalino, e responde aos estímulos luminosos transformando em impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro, através do nervo ótico. A retina tem duas células fotossensores: cones e bastonetes. Os cones são responsáveis pela percepção de cores e visão diurna, e podem ser de três tipos diferentes, cada um respondendo por ondas das cores azul, vermelha ou verde (e suas variantes). Os bastonetes não percebem cores, sendo, portanto, responsáveis pela visão noturna e de tons preto, branco e cinza.

O daltonismo acontece quando há uma alteração na pigmentação dos cones, que faz com que a visão percebida pelo cérebro não corresponda com a realidade. O tipo de alteração irá definir qual tipo de daltonismo que a pessoa desenvolverá:

1) Protanopia 

Diminuição ou ausência do pigmento vermelho, sensível às ondas de comprimento longo.

2) Deuteranopia

Ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio.

3) Tritanopia – Ausência ou diminuição dos cones azuis, sensíveis às ondas de comprimento curto.

Dentro desses casos, existem ainda variações. Pessoas podem ter níveis diferentes de percepção, podendo ver algumas cores ainda como é o caso da Protanomalia e deuteranomalia, que tem capacidade parcial de perceber cores vermelho e verde respectivamente.

Como funcionam os óculos?

Os óculos possuem lentes que filtram certos tipos de ondas de luz, ajustando assim a captação de luz nos pontos em que existe sensibilidade de cor na retina, estabelecendo uma entrada maior de luz e consequentemente maior percepção de cor. Os óculos, porém, não funcionam 100% para todas as condições diferentes dentro do daltonismo. Eles apenas funcionarão, com melhores resultados, com pessoas que tenham Protanomalia ou deuteranomalia.

Os óculos podem ser uma experiência única para quem tem essa condição, mas não são necessários para que a pessoa tenha uma vida normal. Os vídeos, porém, são emocionantes! Confira:

Muito legal, né?

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *