De Olho no Glitter

O Carnaval chegou! Os blocos já estão nas ruas, os desfiles ensaiados e as fantasias compradas. O glitter, ou purpurina, virou parte essencial da celebração, seja como parte da decoração das roupas ou na maquiagem do rosto e corpo. Mas é preciso tomar cuidado para não acabar com a festa antes do tempo. Confira algumas dicas sobre esse pequeno brilhante.

Maquiagem não se compra em papelaria

O glitter vendido em papelaria é fabricado de uma forma diferente dos glitters que são vendidos em lojas de cosméticos: primeiro que os pigmentos utilizados para colorizar podem causar alergias, por não serem dermatologicamente aprovados. Segundo que o modo como são cortados, geralmente hexagonais, podem causar pequenos cortes milimétricos, causando irritação. Apesar de mais raros, é possível ainda encontrar alguns tipos de glitter feitos de vidro, que podem ser um verdadeiro desastre quando colocados na pele ou próximos aos olhos.

Vá de Mica

A mica é um mineral que, quando triturado, forma um pó brilhante e é muito comum vê-lo na lista de ingredientes das sombras cintilantes. Ele dá um efeito mais discreto que o glitter de plástico, mas é ecológico e muito mais fácil de remover. Dê preferência para esse tipo de sombra quando for maquiar a área dos olhos. O glitter, mesmo quando é o próprio para maquiagem, pode cair nos olhos, podendo causar irritação, vermelhidão e até, em casos mais graves, machucar a córnea.

Grude 

Os dos maiores perigos de usar o glitter na maquiagem é ele cair nos olhos. Para evitar que isso aconteça, é imporante que ele fique no lugar com a ajuda de algum tipo de adesivo. A cola para cílios postiços de acabamento transparente vai garantir que tudo fique no lugar, além de ter uma formulação própria para a área dos olhos, diminuindo a chance de ocorrer uma reação alérgica. É possível também usar gloss e pomadas para bebês como base para os brilhinhos, mas com o calor e suor eles tem um menor tempo de duração.

Dica: Para ter mais controle na hora de aplicar os glitters soltos, molhe o pincel antes.

Remoção

Quem já usou glitter sabe que a hora que a festa acaba começa o drama de se livrar dos brilhinhos. Infelizmente o segredo é ter paciência e ir devadar e com movimentos delicados. Tentar remover os glitter com muita força pode machucar a pele. Um bom demaquilante, em especial àqueles que tem uma base mais oleosa, irão remover esse tipo de maquiagem com muita facilidade. Molhe um pedaço de algodão com o demaquilante e deixe-o por alguns instantes sobre a pálpebra para que o produto possa agir, derretendo qualquer cola ou primer que esteja segurando o glitter no lugar. Delicadamente comece a puxar o algodão para as temporas, sem ficar esfregando de um lado para o outro. Repita até se sentir satisfeita com a remoção. O banho irá tirar o que restar ainda. 

O glitter que estiver em partes menos delicadas pode ser retirado com fita adesiva. Primeiro retire um pouco da cola da fita colando e descolando ela no braço 2 ou 3 vezes. Então cole sobre a parte com glitter e remova: grande parte do glitter deve ficar colado na fita.

Agora que você já sabe qual glitter escolher, como preparar a pele e como remover, pode aproveitar a festa sem culpa ou preocupação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *