Um Colírio Pode Ser o Fim da Míopia?

 

A Academia Americana de Oftalmologia estabeleceu em 2016 que, até 2050, metade da população mundial será míope. A metanálise estima ainda que, até 2020, a prevalência de míopes no Brasil será de 27,7%. Uma das causas apontadas por esse crescimento é o aumento do uso de computadores, celulares e tablets. Um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que entre crianças de 6 a 9 anos, que fazem o uso intensivo de computadores, tiveram um aumento na dificuldade de enxergar à distância em 21%. O dado normal para essa idade é de 12%.

Faz sentido que, com esses dados, a ciência esteja procurando novas formas de se lidar com as condições que afetam nossa visão. O jornal Jerusalem Post publicou uma matéria sobre uma possível inovação no tratamento de córneas, que prometeria acabar com a Miopia e Hipermetropia com apenas um colírio! Será que o fim dos óculos de grau está chegando?

Muita calma nessa hora! Por enquanto, o colírio nomeado de Nanodrops, está ainda na fase de teste. A pesquisa está sendo desenvolvida pelo centro médico Shaare Zedek Medical Center e pela universidade de  Bar-Ilan em Israel e, até o momento, não tem data para ser comercializada. Podemos estar longe ainda de poder resolver a miopia com um colírio, mas a pesquisa é muito interessante e pode ser um excelente ponto de partida para o futuro do tratamento oftalmológico.

Como Funcionaria?

O tratamento via Nanodrop seria feito através do seu smartphone, teria 3 passos e poderia ser feito em casa. O paciente utilizaria um aplicativo do celular que faria a medição da refração ocular e, a partir da medição, criaria um padrão de laser na superfície da córnea. A impressão feita na córnea seria preenchida pelas nanopartículas do colírio, corrigindo qualquer imperfeição. Os testes demonstraram uma leve melhora quando aplicados nos olhos de porcos.

Um dos médicos responsáveis, David Smadja, explicou para o Jerusalem Post que as Nanodrops (ou em uma tradução literal, “Nanogotas”) podem ser usadas além da correção de córnea. Existe ainda a possibilidade de se criar uma solução para a substituição das lentes multifocais. Não foram estabelecidos a dosagem, o tempo que demoraria para uma melhora, se o colírio poderia efetivamente substituir o uso de óculos nem quando a pesquisa iniciaria os testes em humanos, portanto, ainda teremos um tempo até saber mais sobre essa tecnologia.

Fonte: https://www.jpost.com/HEALTH-SCIENCE/New-eyedrops-could-repair-corneas-make-glasses-unneccessary-543344

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *