Pierre Cardin: Um revolucionário do Design

Pierre Cardin é um designer italiano, criado na França, conhecido por seu afeto por formas geométricas e criações avant-garde. Pierre ganhou popularidade na década de 60 no mundo fashion, criando roupas, acessórios e móveis geométricos e futuristas, e os óculos não ficaram para trás. Sua formação formal como arquiteto se refletirá bastante em suas criações, sempre focadas e formas inusitadas e lentes esteticamente provocantes.

História

Nascido na cidade de Treviso na Itália, Pierre e sua família, buscando refúgio do governo fascista da época, foram para a França, aonde ele iria crescer e morar o resto de sua vida. Com 14 anos ele começou a trabalhar como assistente em uma casa de moda francesa, aonde aprendeu os básicos da modelagem e construção de roupas. Durante a segunda guerra mundial o estilista trabalhou com a cruz vermelha, e desde então esteve envolvido em causas humanitárias.

Quando a guerra acabou, ele se muda para Paris, aonde começa a trabalhar para a Paquin. Durante esse período ele trabalhou para grandes casas como Christian Dior e Elsa Schiaparelli. Só na década de 50 que ele lança sua própria marca. A moda prêt-à-porter, ou pronta pra vestir, começa a ganhar espaço no mercado da época, e Cardin percebeu rapidamente que esse seria o futuro. Durante a década de 60 ele explorou os limites da moda, brincando com tamanhos e formatos, da mini saia, a maxi saia, texturas, pompoms, franjas, penas e cores!

Seus óculos não ficam para trás. Seus modelos são copiados até hoje, e parecem ainda modernos, apesar de terem mais de 50 anos de história já! Confira abaixo algumas imagens do que ele criou durante sua vida:

Ele também foi o criador, junto ao famoso ótico e designer Germano Gambini, dos óculos dobráveis. “Era o começo da década de 60, estava em paris junto com Pierre Cardin, com quem co-criei os óculos dobráveis. Eles foram imediatamente copiados, mas nunca fiquei bravo. Se você está sendo copiado, isso significa que você é bom” – Germano Gambini

Anúncio com a atriz Audrey Hepburn

Tempos Modernos

Em 2011 Pierre assinou um desfile em paris e mostrou que, mesmo aos 88 anos na época, ele ainda ousa e surpreende com designs coloridos e absolutamente originais:

Pierre-Cardin-Summer-2011-2

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *