Será que meu filho precisa de óculos?

A gente já falou aqui nos cuidados para se comprar uma armação para uma criança, mas antes disso tem um passo importante: como saber se seu filho precisa de óculos?

As crianças pequenas muitas vezes não conseguem verbalizar que estão tendo alguma dificuldade, então é preciso prestar atenção nos comportamentos que elas apresentam para que seja possível detectar algum problema. A visão de uma criança só termina seu desenvolvimento com 10 anos, então problemas percebidos com antecedência podem aumentar as chances de melhora no quadro de uma eventual doença. É recomendado que até os 10 anos de idade, a criança faça uma visita ao oftalmologista anualmente.

Quais são os sinais mais comuns?

Um dos comportamentos mais comuns é a dor de cabeça. Principalmente quando é localizada na testa e aparece durante a aula ou o dever de casa. Durante a lição de casa pode também ser percebido se a criança aperta os olhos para ler, ou tapa um dos olhos com a mão para usar o “olho bom” ou utiliza o dedo como guia para ler, todos sinais de que há algo de errado com a visão. Quem nunca levou bronca por sentar perto demais da Televisão? Pois é, esse pode ser um sintoma de miopia. Preste atenção se esse comportamento se repete com livros ou jogos portáteis. Andar com a cabeça baixa também pode indicar que a criança está com dificuldades de se equilibrar, causado possivelmente por estrabismo que duplica a visão.

É consenso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SPOB) que o primeiro exame de visão é o Teste do Olhinho, que deve ser realizado pelo pediatra ainda na maternidade. A cada 6 meses durante os dois primeiros anos de idade é preciso realizar exames oftalmológicos completos, com dilatação das pupilas. Se seu filho não apresentou nenhum sintoma ou comportamento irregular, um exame anual basta até que ele complete o desenvolvimento da visão, até os 10 anos de idade.

Acesse o site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) para mais informações e contatos de médicos na sua cidade: http://www.sbop.com.br/webforms/default.aspx

 

Referência

http://blogs.estadao.com.br/simone-iwasso/tag/visao/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *