Os Nossos Óculos Favoritos do Cinema

A gente fala bastante sobre como a cultura do cinema pode ser uma grande fonte de inspiração. Em posts sobre a história da Ray-Ban, por exemplo, demos vários exemplos sobre como os filmes ditaram modas e construíram tendências que vemos nas ruas até hoje. No post de hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tópico fascinante!

No começo do século XX, quando o cinema foi criado, a moda era ditada pelas grandes revistas e estilistas e seguidas à risca pelas elites econômicas da época. A roupa estava ligada à sua posição social. Durante os primeiros 20 anos de vida, o cinema retratou o que via. Conforme a sua popularidade cresceu, seu poder de influência seguiu curso e o que se via nas telas era menos uma reflexão e se torna uma fonte de aspiração, principalmente para as mulheres.

O Gatinho de Marilyn

Dando um pulo de 50 anos desde sua criação, o cinema na década de 50 já era uma instituição estabelecida, com suas estrelas mundialmente reconhecidas e com muito poder de influência. Nomes como Marilyn Monroe são, até hoje, citados quando se fala de estilo e sensualidade. No filme Como Agarrar um Milionário, Marilyn faz o papel de uma mulher míope que tem muita vergonha dos óculos e acredita que eles são um empecilho na sua busca por um parceiro. Na época usar óculos de grau ainda era considerado algo menos desejável, mas no rosto da atriz eles ficam tão lindos que é difícil acreditar! O modelo é o popular “gatinho”. Com detalhes na parte superior da haste, o modelo tem acetato mesclado e é levemente translúcido.

No filme, por não usar seus óculos no aeroporto, a personagem acaba pegando um vôo errado e viaja com um homem de óculos que a convence que existe um charme na sua miopia. Eles se apaixonam e acabam casando no fim do filme.

O modelo Gatinho foi uma grande ruptura no design de óculos. Eles se destoavam muito dos modelos redondos típicos usados desde a sua criação e eram de uso exclusivo das mulheres. Feminino e irreverente, foram ganhando espaço não só entre as lentes de grau mas também os óculos solares. E falando em óculos solares gatinho…

Audrey Hepburn em Breakfast At Tiffany’s

Com um leve gatinho nas laterais dos seus famosos óculos, a personagem  Holly Golightly ajudou a solidificar a imagem da mulher elegante para os próximos 50 anos. O modelo chamado Manhattan foi criado pelo Oliver Goldsmith e é um clássico. A cor e o formado são verdadeiros coringas do guarda-roupa, deixam qualquer look ELEGANTÉRRIMO!

Os Durões dos anos 70

O cinema na década de 70 passou por uma revolução estética e temática. Cineastas como Francis Ford Coppola, Martin Scorcese e Stanley Kubrick transformaram o mundo cinematográfico através de filmes dedicados aos seus Anti-Heróis. Seguindo essa tendência, os óculos também ficam mais sérios. Os modelos mais experimentais dos anos 60 perdem espaço e ressurgem óculos mais tradicionais.

Robert Deniro interpreta Travis Bickle em Taxi Driver

Al Pacino em Serpico

Clint Eastwood em Dirty Harry com um par de Balorama da Ray Ban

Os Anos 80 Foram do Wayfarer

A gente fala bastante sobre o Wayfarer aqui no blog e não é à toa! Ele se mantém um dos modelos mais copiados e vendidos de todos os tempos e não podemos deixar de supor que isso está ligado às vezes em que eles apareceram nos cinemas. Abaixo temos um gráfico que acompanha o número de pares vendidos nos anos dos filmes Negócio Arriscado, Miami Vice, Moonlighting e Top Gun. Parece que o Tom Cruise é mais responsável pelo sucesso do Wayfarer do que qualquer campanha tradicional!

clique na imagem para o infográfico completo

Antes de aparecer no cinema, o modelo foi de uma venda média de 18 Mil pares por ano para 1,5 Milhões!

Matrix: Ícone da década de 90

A série de filmes Matrix, escrito pelas irmãs Lana e Lily Wachowski, foi um divisor de águas. No começo da década a moda era ultra colorida, divertida e quase infantil, mas tudo isso acaba no fim da década em que cores neutras e peças de couro preto ficam em alta. E o Matrix tem parte da culpa nisso. Culpa no bom sentido, já que o figurino e, principalmente os óculos, são muito bonitos. Lentes bem escuras e materiais metálicos dão bastante elegância para os looks.

O mundo Mágico de Harry Potter

A obra de J.K. Rowling ganhou sua versão cinematográfica no começo dos anos 2000 e foi a responsável por trazer de volta a popularidades os óculos redondos, utilizados por seu herói Harry Potter.

O protagonista certamente ajudou uma geração de crianças a ficarem mais confortáveis em usas óculos, além de nos apresentar para o melhor óculos da história do cinema (na minha opinião), que são os óculos da Luna Lovegood. Como não amar?

BONUS: Os Aviadores

Talvez não exista um outro modelo com tantas versões diferentes através dos anos no cinema: De Top Gun à Big Lebowski, o modelo foi ligado à personagens militares ou veteranos (por ser um modelo criado para e utilizado por pilotos da aeronáutica), mas também ficou famoso numa versão com as lentes amarelas pelo Johnny Depp no filme Fear and Loathing in Las Vegas, fazendo um papel do escritor Hunter S. Thompson. Qual é a sua favorita?

Mais recentemente o modelo apareceu na biografia cinematográfica de Freddie Mercury em Bohemian Rapsody. O óculos deixa o ator Rami Malek, que não parece com o cantor na vida real, muito parecido!

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *