Os 8 Hábitos Da Boa Saúde Dos Olhos

A boa saúde ocular depende de vários fatores, alguns que não temos controle, como predisposições genéticas ou acidentes, mas outros são muito facilmente adaptados no nosso dia a dia. Confira alguns hábitos que irão ajudar a manter sua visão saudável por mais tempo!

1. Usar óculos escuros com regularidade

O uso dos óculos escuros é, além de uma forma simples de se expressar com a moda,  um grande aliado da saúde dos olhos. Eles protegem a área dos olhos dos raios UV/UVB, responsáveis por aumentar o risco de degeneração macular, catarata, e até uma forma rara de câncer. São também vitais para manter a visão clara quando se dirige em dias ensolarados, por exemplo. Além de servirem como escudo contra pequenas partículas que podem voar nos olhos com o vento.

2. Exercício físico regular

A prática regular de exercício físico é fundamental para o melhor funcionamento do nosso organismo inteiro. Ele está associado à uma maior qualidade e prolongamento de vida, o aumento da disposição e a prevenção de inúmeras doenças. Existem estudos que sugerem que ele também está ligado com a prevenção do desenvolvimento de doenças como degeneração macular e glaucoma.

3. Não Fumar

O fumo é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde, aumentando o risco de doenças vasculares, desenvolvimento de câncer de esôfago, boca e pulmão e também doenças que afetam os olhos. Fumantes tem entre 3 e 4 vezes mais chance de desenvolver degeneração macular do que não fumantes. Quem fuma 15 cigarros por dia tem 3 vezes mais chance de desenvolver catarata. O cigarro está associado ao diabetes e pressão alta que são fatores de risco para o glaucoma.

4. Proteção/Prevenção

Existem atividades do nosso dia-a-dia que, sem que percebamos, colocam em risco nossos olhos. Por isso é importante se manter atento à pequenos cuidados como o uso de óculos protetores. Eles são indicados para qualquer atividade que coloca os olhos em risco como: ciclismo, marcenaria ou qualquer outra atividade que resulte em pequenas partículas que podem entrar em contato com o rosto. Esportes como squash, por exemplo, devem sempre ser praticados com o óculos protetor, já que a bola é pequena o suficiente para atingir os olhos diretamente.

5. Atenção para a Vista Cansada

No mundo em que vivemos, é quase impossível não passar uma grande parte do dia em frente de telas de computador ou celular. Quando usamos essas tecnologias, nós tendemos a piscar menos e isso gera um cansaço enorme para os olhos. Para contornar isso, basta seguir a regra do 20-20-20, que é, a cada 20 minutos, focar por 20 segundos em um objeto que está à 20 pés de distância (ou 6 metros). Isso já reduz significantemente a vista cansada.

6, Uso correto das lentes de contato

As lentes de contado facilitam muito a vida de quem precisa de óculos para enxergar corretamente, principalmente para quem não gosta de usar óculos. Mas elas exigem cuidados rigorosos para evitar a contaminação porém:

  • Quando for manusear as lentes sempre esteja com as mãos lavadas com sabão e água
  • Não é recomendado dormir, nadar (entrar em contato com água em geral não é uma boa ideia) nem passar mais horas com as lentes do que seu médico indicar.
  • Usar apenas a solução indicada para lentes de contato. Águas de torneira, minerais ou até mesmo solução salina não garantem um ambiente estéril para manter as lentes.
  • Faça a troca das lentes regularmente, seguindo a indicação do oftalmologista sempre.

Antes de começar a usar as lentes, marque uma consulta com seu oftalmologista, pois é somente ele que poderá indicar qual a melhor forma de de utiliza-las tendo suas necessidades específicas em mente.

7. Histórico de doenças da família

Muitas doenças que afetam os olhos são herdadas de pai para filho, por isso é importante saber o seu histórico familiar. Se um parente próximo, como pai e mãe, tem degeneração macular, você tem 50% de chance de herdar a condição. O glaucoma também reincide dentro de grupos familiares, chegando a ter 9 vezes mais chance de uma pessoa ter a doença entre familiares que alguém que não possui esse histórico na família. A prevenção é a palavra chave aqui, por isso pergunte aos seus parentes sobre que tipos de doenças seus pais e irmãos tiveram. Com essa informação, seu oftalmologista terá mais facilidade no diagnóstico e você poderá ter mais chances de lidar com as doenças desde cedo.

8. Consulta anual com seu Oftalmologista

Mesmo se você não estiver sentindo nenhum sinal de que há algo errado com seus olhos, é importante que faça seu exame com dilatação da pupila todo ano com um oftalmologista, . Apenas com a dilatação o médico poderá fazer um diagnóstico correto. Muitas doenças como o glaucoma, a Retinopatia diabética (diabetes ocular) e degeneração macular podem não ter sintomas, só podem ser detectadas cedo com o exame com a vista dilatada. O exame consiste no procedimento em que o oftalmologista irá pingar um colírio que dilata a pupila, permitindo uma entrada maior de luz, deixando visível o interior do olho e facilitando qualquer eventual diagnóstico. A diabetes é uma doença que pode afetar a visão portanto, se você tem histórico familiar da doença ou foi recentemente diagnosticado, é importante visitar um oculista para um exame.

Fonte:https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/healthy-lifestyle-now-good-vision-later

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *