Lentes Polarizadas

Você já deve ter ouvido falar em lentes polarizadas, certo? No nosso post sobre a Ray-Ban falamos um pouco sobre a criação do óculos aviador e suas lentes polarizadas aplicadas especialmente para os pilotos da segunda guerra mundial, mas não explicamos o que elas fazem exatamente, mas hoje iremos explorar um pouco mais sobre esse material tão especial.

O maior benefício de utilizar lentes polarizadas é evitar que o reflexo da luz solar atrapalhe sua visão, sem escurecer demais a lente. Como isso é possível? As lentes passam por um tratamento químico que ajuda a lente a filtrar luz. As moléculas nessa substância química são alinhadas para bloquear a luz, como uma persiana em uma janela: apenas a luz que atravessa a abertura da persiana pode ser vista. Os óculos com lentes polarizadas tem, portanto, aberturas verticais para a luz, impedindo que ondas de luz horizontais atravessem a lente e atinjam seus olhos; Ondas de luz como as de reflexos de água, capôs de carro e outras superfícies lisas. A imagem vista pelos óculos fica um pouco mais escura, mas os objetos tem mais clareza e detalhes mais definição. Há quem diga que o uso prolongado de lentes polarizadas causa menos desgaste na visão, apesar de não ser cientificamente comprovado.

A imagem fica tão bonita que muitos fotógrafos utilizam um filtro polarizado para a lente das câmeras, principalmente para fotografias ao ar livre.

Benefícios

  • Melhoram o conforto visual
  • Maior contraste e clareza de detalhes
  • Reduz a vista cansada
  • Permite uma percepção de cor mais precisa
  • Reduz o efeito da luz refletida

Quando a lente polarizada pode atrapalhar

Hoje em dia a grande maioria dos monitores são de LED, mas quem ainda utiliza monitores de LCD vão perceber que a imagem fica com cores e formas distorcidas. Não só monitores, mas muitos caixas eletrônicos de bancos, relógios e e-books também utilizam essa tecnologia, por isso é importante levar em consideração como essas lentes podem afetar seu dia-a-dia.

Algumas pessoas podem sentir um desconforto com o uso prolongado desse tipo de lente, como se sentissem um efeito 3-d forçado e isso pode causar desorientação.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *