Como Ler a Receita de Óculos

Às vezes pode ser difícil entender o que o médico nos receita, tanto pela infame “letra de médico” quanto pelo fato de que a receita para óculos muitas vezes só conta com números e símbolos. Para facilitar e dar um melhor entendimento, vamos explicar um pouco sobre o que as receitas para óculos.

Primeiro sobre o formato. Muitos oftalmologistas utilizam um bloco de receitas que já vem com a grade. Que terá um formado como este:

receita_00

Vamos começar por entendendo o que cada campo da tabela significa.

receita_01

O campo em azul indica aonde serão inseridas as informações de esférico, que determina a força do seu grau. Geralmente, mas não exclusivamente, os graus negativos  indicados com o sinal ‘-‘ antes do número) indicam a dificuldade para enxergar de longe e as positivas (indicadas com o sinal ‘+’ antes do número.

receita_02

O cilíndrico informa a força do seu astigmatismo. Se não estiver preenchido, ele apenas indica que você não tem astigmatismo.

receita_03

Neste campo é definido o Eixo, que descreve o meridiano das lentes que contem valor cilíndrico. O eixo é definido com um grau entre 1 e 180.

receita_04

O DP, ou distância pupilar, é uma medida necessária para se montar lentes multi-focais e progressivas e geralmente são medidas na própria ótica por um profissional.

É possível que o seu oftalmologista irá escrever a receita à mão, sem o formato da tabela, que deve seguir o seguinte modelo:

 

receita_05

Nesse segundo exemplo temos a prescrição descrita fora da tabela, mas segue a mesma ordem de informação. Primeiro se estabelece qual olho, direito ou esquerdo, seguido do valor numérico do esférico e o valor do cilíndrico entre parênteses.

Outra variável é quando existem graus para perto e para longe. O seu médico pode receitar para longe como o primeiro exemplo ou ele pode colocar apenas “adicionar +[número]”, pois é possível estabelecer o grau para perto a partir do grau para longe.

receita_06

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre a receita de óculos. Sempre que você trouxer sua receita para a Ótica da Penha, irá receber um atendimento personalizado e nossos balconistas estão preparados para responder toda e qualquer dúvida que você tiver, não hesite em perguntar!

 

One thought on “Como Ler a Receita de Óculos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *