Lembrando Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld, o ex-diretor de criação da Chanel, Fendi e Tommy Hilfiger, faleceu no último dia 19, e deixa um legado enorme no mundo da moda. Considerado um gênio, Lagerfeld tinha um temperamento forte e era uma força criativa que impulsionou carreiras e mudou para sempre o conceito de moda.

História

Quando tinha apenas 14 anos, o jovem estilista mudou-se para Paris e apenas dois anos depois participou de uma competição de design em moda, ganhando o primeiro lugar junto com um outro jovem estilista: Yves Saint Laurent. Pouco tempo depois, ele conseguiu um estágio com o grande mestre francês Pierre Balmain. Com essa experiência, ele logo assumiu cargos em casas tradicionais da moda francesa até 1961 quando começou a assinar modelos próprios.

Alemão de nascença, mas parisiense de coração, Lagerfeld assumiu a direção da Chanel, na década de 80 quando estava em baixa, e foi responsável pela retomada da marca no mercado e transformou o mundo da moda para sempre. Seus desfiles eram extravagantes chegando, uma vez, a transformar a passarela em um super-mercado, com mercadoria e tudo, e teve suas modelos desfilando por entre corredores de produtos de limpeza e frutas.

Ícone

Desde que se tornou figurinha carimbada, o estilista sempre manteve um look igual: cabelos longos, presos em rabo de cavalo, roubas em preto e branco, luvas e os óculos escuros. A própria marca Karl Lagerfeld lançou uma bolsa com o look do seu criador:

Os óculos

Um dos seus assessórios pessoais mais notáveis eram seus óculos: sempre pretos, com armação grossa e imponente, e as lentes também sempre muito escuras, davam grande contraste com seus cabelos brancos, e não saiam do seu rosto por nada. Mesmo não precisando, como ele mesmo admitiu em uma entrevista com o americano Larry King, disse que quando desenhava não usava óculos, nunca usou. Ele não só usava e apreciava seus óculos mas também foi responsável pela criação de modelos, entre eles grandes sucessos de vendas, pela Fendi, Tommy Hilfiger e Chanel.

Junto com seu legado, Karl deixa uma lição valiosa sobre estilo: A simplicidade pode ser extraordinária. Com um par de óculos escuros simples, ele criou para si um visual de alto impacto e facilmente reconhecível. Muitas vezes pensamos que é preciso de cores fortes ou formatos extravagantes para formar uma imagem forte, mas os óculos de Karl Lagerfeld são prova da qualidade atemporal e clássica do básico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *