Férias, Sol, Mar e a Saúde dos Olhos

O verão já está a todo vapor, e as férias chamam praia, sol e piscina. Mas antes de pular de cabeça, leia nosso post de hoje sobre os cuidados mínimos para não acabar a viagem mais cedo!

Fogos de Artifício

Os fogos de artifício já fazem parte do clima de festa, em especial no ano novo. Eles são divertidos e garantem um show de efeito visual, mas não sem risco. É preciso respeitar algumas regras para que suas férias não deixem memórias ruins. De acordo com um estudo americano, 35% das vítimas de ferimentos causados por fogos de artifício são menores de 15 anos, e são usualmente apenas expectadores. Então é importante se manter distante durante a queima dos fogos e apenas participar de eventos profissionais.

A vela estilo sparkler, que vemos em bolos de aniversário, tem aparecido cada vez mais nas festas, pelo seu efeito visual ser popular em aplicativos de foto como instagram.

Sparkler

Mas ela é muito perigosa, principalmente na mão de crianças. A base, que é geralmente de metal, esquenta muito e pode queimar a pele e as faíscas podem atingir os olhos e causar danos severos à córnea.

Olho Vermelho 

Os produtos químicos adicionados na água de piscina, resíduo de protetor solar e o sol, são uma ameaça tripla para os olhos, causando irritação e vermelhidão. A água da piscina pode acabar “limpando” a lágrima que ocorre naturalmente nos olhos, incentivando irritação e secura após um dia inteiro de contato com a água. A vermelhidão nos olhos, principalmente se uma criança (ou adulto também) passou o dia na piscina é normal, mas quase nunca é perigoso, mas pode incomodar. O uso de óculos de natação ajuda, pois ele impede o contato direto da água nos olhos. Um colírio lubrificante também pode aliviar olhos secos depois de um dia longo exposto aos elementos.

Lentes de contato devem ficar em casa, nunca entre na água com elas, não importando se é piscina, mar, lago ou rio. Elas servem como verdadeiras redes que seguram microorganismos e químicos que podem causar infecções sérias.

Óculos Escuros pra Família Toda

Ficar exposto à raios  UV por um longo período de tempo, que é comum durante o verão, não é uma boa idéia, como já falamos por aqui. O uso do protetor solar e protetores físicos (como chapéus e cangas) são indispensáveis, mas não se pode esquecer de proteger também os olhos. Para nossa sorte, a solução é fácil e cheia de estilo. Os óculos escuros irão proteger seus olhos de, não só os raios solares, mas também da areia e outras sujeiras que podem ser carregadas pelo vento. Grão minusculos de areia podem fazer um grande estrago na córnea, e se não for retirado (através de lágrimas, o sistema natural de defesa dos olhos) faça uma visita de emergencia com um oftalmologista mais próximo para fazer a limpeza correta se certificar que não houve danos. 

 

Traduzido e adaptado do original: https://dukeeyecenter.duke.edu/news-events/summer-eye-safety-5-ways-protect-your-kids-eyes-pool-field-having-fun

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *