Como Cuidar dos Olhos Durante a Folia

O Carnaval está chegando, e com a crescente onda de blocos nas ruas de São Paulo, surgem também preocupações com os cuidados com os olhos e como podem ser prejudiciais os efeitos de um descuido. Vamos facilitar sua vida e mostraremos como cuidados básicos não precisam estragar a festa.

Protegendo os olhos 

É muito importante que seus olhos estejam protegidos do sol, então não abra mão de usar óculos escuros, tendo em vista que a maioria das lentes escuras hoje em dia já vem com tratamento anti-UV/UVB. Chapéus e bonés são também um grande aliado para evitar o sol. Se a ocasião pedir fantasia, é possível ainda unir o cuidado com a saúde e a folia: fantasias de policial, por exemplo, combinam com óculos no estilo aviador. Alguns personagens da cultura pop também, como Lady Gaga, Walter White de Breaking Bad e John Lennon fazem uma boa fantasia e pedem o uso de óculos escuros.

Miga, não fica caolha!

Outro benefício de usar óculos durante as festas de carnaval é que eles também protegem seus olhos de espumas, confetes e serpentinas jogadas no ar que podem atingir os olhos.

Atenção: Se por acaso seus olhos forem atingidos por espuma, lave-os com água corrente e não aplique nenhum colírio ou pomada, pois podem agravar a situação. Se ainda persistir o ardor, houver piora na visão ou sensação de areia nos olhos procure imediatamente um oftalmologista.

Faça você mesmo!

Seus óculos podem ser uma peça de destaque do visual! Cores e lentes coloridas são bem vindas e, porque não, um óculos decorado? Aproveite um óculos que esteja encostado e customize com pérolas ou flores para um look sem esforço e com muito estilo, confira o tutorial:

Maquiagem 

No quesito maquiagem, é importante usar marcas conhecidas, testadas e aprovadas pela Anvisa. Isso garante que o que você for utilizar no rosto tem ingredientes que não oferecem riscos à saúde, afinal, o barato pode sair caro!

Sombras com glitter ou o glitter em pó dão um efeito super especial na maquiagem. NUNCA use os comprados em papelaria, para fins decorativos. Eles são fabricados para serem usados em papel e geralmente são de material plástico grosso e, em alguns casos, até vidro; completamente inapropriado para usar perto de áreas sensíveis como olhos. Um pequeno glitter individual nesse material pode causar danos graves na córnea e no cristalino.

O Glitter próprio para maquiagem também traz riscos para a saúde, por isso tome cuidado com a aplicação! É possível reduzir o risco de lesão utilizando o glitter somente nas áreas do rosto como bochechas e têmporas, por exemplo.

Dica: utilize a cola de cílios postiços como base para colar o glitter no rosto! Ela vai facilitar na hora de tirar a make e garante que o glitter fique no lugar até o fim da festa.

Cílios postiços são lindos e devem ser usados à vontade nessa época de festa, mas cuidado com a cola! Use sempre colas específicas para os olhos. Procure se informar da fórmula também, pois muitas colas são feitas a base de látex, que pode ser irritante para quem tem sensibilidade ao material.

Lentes de contato coloridas

Lentes de contato são um detalhe pequeno que podem fazer toda a diferença. Elas são divertidas e causam um grande impacto visual! Mas é claro, como qualquer lente de contato, eé preciso atenção e cuidado para evitar a contaminação. Quando for aplicá-las, antes de entrar em contato com o estojo, certifique-se de que suas mãos estão limpas e devidamente lavadas e siga as instruções da embalagem e do seu oftalmologista. Se for utilizar maquiagem, coloque as lentes antes da maquiagem completa, isso diminui o risco de contaminação.

ATENÇÃO: Sempre consulte seu oftalmologista antes de usar lentes de contato. Ele poderá explicar com detalhes todos os cuidados para colocar e retirar, bem como a preservação da lente.

Com essas dicas você vai poder aproveitar o carnaval em grande estilo e sem arriscar a sua saúde dos olhos! Boa folia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *