Cinema: Os Óculos de Tarantino

O diretor Quentin Tarantino lançou, no começo do mês, seu mais novo filme “Era uma Vez…em Hollywood” e, para comemorar a nova estréia, iremos relembrar os modelos icônicos de óculos que já fizeram parte do trabalho do diretor.

Reservoir Dogs – Cães de Aluguel (1992)

O longa metragem de estréia de Tarantino é o filme que tem os óculos em maior evidência no figurino. Cada óculos tem um personagem diferente, vamos um a um:

Clubmaster

O ator Tim Roth usa o clubmaster da Ray-Ban

A gente já fez um post sobre como a Ray-Ban faz parte do nosso imaginário graças aos filmes. O clubmaster, que aparece no rosto do ator TIm Roth como  Freddy ou Mister Orange, é um dos modelos mais populares da marca e foi uma escolha certeira para compor o visual do personagem. Como todos os óculos que irão aparecer no filme, eles são pretos e sérios, e completam o visual dos ternos.

Wayfarer

Mr Pink, Mr Blonde e Mr White, respectivamente na foto acima, usam o modelo original Wayfarer da Ray-Ban que na época ainda não tinha o logo da marca na lente.

Predator 

Não é possível confirmar, mas ao que tudo indica o próprio diretor, que faz o personagem Mr Brown no filme, parece usar outro modelo da Ray-Ban: o Predator.

Pulp Fiction – Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

A atriz Uma Thurman usa óculos ovalados, que lembram os modelos que a ex primeira dama Jacqueline Kennedy usava na década de 50, tem armação bem grossa e as pontas levemente levantadas, puro glamour!

Seu parceiro de cena, Ving Rhames, que interpreta Marsel­lus Wal­lace no filme, aparece com um modelo redondo, muito bonito e bem anos 90, que estão com tudo agora.

Jackie Brown (1997)

Jackie Brown, uma comissária de bordo que se envolve em um esquema de tráfico de dinheiro, é interpretada pela Pam Grier e tem um dos óculos mais bonitos e femininos da lista! Não conseguimos achar o modelo exato, mas ele é o gatinho ovalado perfeito!

Kill Bill Vol I & II (2003 e 2004)

Um apaixonado por música e cinema, Tarantino sempre coloca detalhes pequenos que fazem referência às suas inspirações.

O começo do filme já começa com praticamente uma vitrine de óculos no painel do carro do personagem do xerife. A cena é uma homenagem ao filme 60 segundos de 1974.

Inspiração da tomada – 60 Segundos (1974)

Elvis ou Amor à Queima-Roupa?

Durante a cena tensa em que a personagem de Uma Thurman consegue fugir de um enfermeiro abusador, ela rouba os óculos dele, que são dourados e bem década de 70. Eles fazem referência ao cantor Elvis, que durante os anos tardios da carreira adorava o modelo. Mas também é possível que o diretor tenha se inspirado em outro filme, Amor à Queima-Roupa (1993), em que o personagem de Christian Slater usa o mesmo modelo. Seria uma referência dentro de uma referência?

Vol. II

Na segunda parte da história, em uma cena que a personagem de Thurman dirige um conversível pela floresta, ela usa um par de óculos de armação transparente e lentes coloridas. Modelos parecidos tem aparecido bastante nas últimas temporadas de moda, desse jeitão com as lentes mais retangulares.

Django Unchained – Django Livre (2012)

O ator Jamie Foxx interpreta o herói Django, que busca resgatar sua esposa que foi comprada por um fazendeiro cruel. O ator tem um par de óculos de sol bem redondo, que não existiam na época (pelo menos não para o uso estético, apenas médico), mas o impacto visual vale a erro histórico.

The Hateful Eight – Os Oito Odiados (2015) 

Olha aí o redondinho aparecendo de novo. O modelo usado pelo ator James Parks como O.B. tem uma carinha bem vintage, inteiro de metal, com as lentes completamente redondas e com um detalhe muito importante: os protetores laterais de couro, para proteger os olhos do vento gelado da montanha. As lentes tem leve coloração marrom e alaranjada, que contribuem para o visual.

Once Upon a Time in…Hollywood – Era Uma Vez em Hollywood (2019)

Chegamos, em fim, no filme mais recente. A década de 60 e 70 foram muito ricas quando o assunto é óculos. O departamento de figurino fez a lição de casa e escolheu modelos que eram bem a cara do final da década de 60: Os Aviadores.

A combinação de marrom (da lente) com o dourado dá visual bem quente para o rosto, combinado com direção de arte do filme que parece ter se inspirado nas cores do pôr-do-sol.

Muito bem caracterizada como Sharon Tate, Margot Robbie aparece no trailer com um óculos que era bem comum na época mesmo: gigantes, semi-transparentes e no formato borboleta. Hoje ficaram conhecidos como óculos de vovó, mas na época eram o auge da elegância. Com o retrô aparecendo cada mais nas coleções novas, já vemos modelos parecidos com o dela pipocando por ai!

Depois de tantas personagens, eras e filmes diferentes, é interessante ver como o trabalho das equipes de figurino é importante. Pequenos detalhes como os óculos que os atores usam no set podem dar vida aos personagens e ainda ajudam a estabelecer uma estética que ajuda a contar uma história.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *