Astigmatismo

No Brasil o astigmatismo tem uma média de 2 milhões de diagnósticos por ano, é muito comum e tem como sintoma mais comum a visão borrada. Ele acontece quando a córnea tem um formado mais ovalado do que redondo, não permitindo que a luz refrate em um ponto só. Tanto objetos distantes como próximos ficam turvos, impedindo uma visão clara.

Os sintomas mais comuns:

  • Visão Turva
  • Dor de cabeça
  • Vista cansada

A única pessoa que pode diagnosticar o astigmatismo é um oftalmologista. O exame anual de vista deve ser sempre feito para garantir a saúde dos seus olhos, mas se um desses sintomas aparecerem, marque uma consulta com seu médico.

Causa

Como já resumimos no começo do post, o astigmatismo é o resultado da falta de um foco só na refração de luz na superfície o olho decorrente de um desnível ou mal-formação da córnea ou do cristalino. Ele pode ser hereditário, ou seja, passa de pais para filhos, e pode aparecer junto com outras condições como Miopia ou hipermetropia.

Tratamento

Após o diagnóstico, o paciente tem algumas opções de tratamento. As lentes de óculos e lentes de contato irão resolver os sintomas do astigmatismo, corrigindo a forma com que a luz é concentrada no olho. Em casos mais graves, ou em que o uso de óculos e lentes de contato não são recomendados, existe a opção de se fazer a cirurgia laser.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *