A Visão e o Envelhecimento

Muita gente não gosta de pensar nisso, mas a verdade é uma: todos nós vamos envelhecer.  E o envelhecimento trás algumas questões quando o assunto é saúde ocular. Como tudo no nosso corpo, o uso por um período prolongado gera desgaste. Os olhos não são diferentes. Hoje no blog vamos falar sobre como esse desgaste pode afetar sua visão com o tempo.

Presbiopia

Quando os 40 anos chegam, parece que as letras de cardápios, livros e celulares ficam cada vez mais difíceis de ler, não é mesmo? Isso acontece por conta de uma condição chamada presbiopia. Ela acontece pois dentro dos nossos olhos, abaixo da íris, se encontra o cristalino. Ele é o responsável por refratar a luz que chega nos nossos olhos, e transferi-la para a retina. Conforme envelhecemos, o cristalino vai perdendo sua maleabilidade, impedindo um foco claro. Por isso que as letras aparecem borradas, o olho não consegue focar.

O uso de óculos com lentes corretivas são a solução mais eficaz para se lidar com a presbiopia, mas e também possível fazer uma cirurgia corretora.

Catarata

A Catarata é uma condição que acontece quase exclusivamente com o envelhecimento, apesar de existirem casos da doença ser congênita. O problema começa a aparecer a partir dos 50 anos e o seu sintoma principal é a falta de nitidez na visão ou seja, uma visão turva e borrada.  Isso é causado por uma lesão que acontece no cristalino, com o passar do tempo de uso, que o torna opaco. A catarata gera um grande obstáculo no dia-a-dia, pois impede que o indivíduo consiga realizar tarefas que precisam de uma visão clara como dirigir, costurar e ler, por exemplo.

O diagnóstico só pode ser estabelecido depois de uma examinação feita por um oftalmologista, que deve ser visitado com frequência. O único tratamento para combater a catarata é a cirurgia de catarata. Nela será feito a retirada do cristalino danificado, que e é substituído por uma lente artificial. Existe outro método chamado Facoemulsificação que tem uma incisão menor e, em casos, menos suturas. Converse com seu médico sobre as opções e qual é a mais indicada para o seu caso.

Glaucoma

O risco do Glaucoma ser desenvolvido aumenta a partir dos 40 anos e é uma condição que ocorre quando há dano no nervo ótico causado por uma conjunção de problemas oculares, o mais comum deles sendo a alta pressão ocular. O Glaucoma é perigoso por não ter, em geral, sintomas antes de certa perda visual acontecer, por isso é importante o exame anual com um oftalmologista. O tratamento pode ser diferente dependendo da gravidade, podendo ser abordado via cirurgia, procedimento com laser ou com o uso de colírios.

Prevenção

O seu oftalmologista é a melhor pessoa para te ajudar na melhor preservação da sua visão e como lidar com as mudanças do amadurecimento, mas existem algumas regras básicas de estilo de vida que ajudam, não só na saúde dos olhos, mas na saúde em geral.

  • Exames anuais com um oftalmologista de confiança ajudam a manter qualquer risco de doença sob controle. Quando mais cedo uma doença for detectada, em geral, melhores são suas opções de tratamento.
  • Uma dieta variada e balanceada ajuda o corpo a se manter de forma mais eficaz.
  • Fumar trás muitas complicações para o organismo, quanto mais cedo você parar de fumar (ou nunca nem começar), melhor será sua saúde.
  • Pergunte e se mantenha informado do histórico de saúde dos seus familiares. Muitas doenças são herdadas e você pode fazer um tratamento de prevenção desde cedo.
  • Descanse os olhos. Se você passa um período de tempo prolongado em frente do computador ou em uma atividade que exige foco, crie espaço para uma pausa. Siga a regra do 20-20: A cada 20 minutos tente focar os olhos em um objeto que esteja à pelo menos 10 metros de distância por 20 segundos.

Envelhecer não precisa ser um obstáculo para que você possa aproveitar sua vida!

Fontes 
https://www.allaboutvision.com/over60/vision-changes.html
https://coopervision.com.br/eye-health-and-vision/what-is-presbyopia
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/catarata/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-o-glaucoma-e-saiba-quais-
sao-os-sintomas-da-doenca/
https://nei.nih.gov/healthyeyes/eyehealthtips

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *