A Saúde do Olho no Inverno

O inverno está chegando e, além das baixas temperaturas, o tempo seco também acaba afetando nossa saúde e, em especial, a saúde dos nossos olhos. Mas com alguns cuidados simples você vai poder passar por essa estação sem grandes contratempos.

Tempo Seco, Olho seco

Quanto menor for a umidade, maior fica o acúmulo de poluentes e, consequentemente, pior a qualidade do ar. Um ar muito seco e poluído é o cenário perfeito para reações alérgicas. Uma opção para combater isso é fazer o uso de um umidificador em ambientes como quartos e escritórios; ele irá aliviar o desconforto de todas as musosas como gargantas, narizes e olhos.

E é claro, com o tempo seco, os olhos também ressecam e isso traz uma série de desconfortos ainda mais pareado com os excessos do dia a dia como: ar-condicionado, períodos prolongados na frente do computador e uso de lentes de contato. Para contornar os sintomas de ardor e vermelhidão que acompanham o olho seco, normalmente é recomentado o uso de um colírio lubrificante. Converse com seu oftalmologista para que ele indique um colírio que melhor se adeque para o seu caso.

Proteção UV-UVB

O sol emite os raios ultravioletas, que estão atribuídos à várias doenças e problemas da visão. A grande maioria das lentes produzidas já vem com tratamento anti-UV e UVB, mas é sempre importante confirmar com o fornecedor para que você se mantenha protegido/a;

Os óculos também oferecem uma proteção contra o pó, sujeira e pequenos pedregulhos que são trazidos pelo vento, muito prevalente durante as épocas de inverno.

Conjuntivite

O tempo seco também afeta a chance da transmissão de doenças como a conjuntivite por ressecar as mucosas. Ela pode ser viral, bacteriana ou causada pela exposição à certos produtos químicos e tem como principais sintomas: olho avermelhado e com ardor, pálpebras inchadas e que amanhecem grudadas e a sensação de areia no olho. Ela se transmite com muita facilidade, através do contato com as lagrimas, por isso é importante sempre lavar as mãos e em casos mais graves evitar o contato com outras pessoas até que o quadro se normalize.

Sabendo como se proteger dá pra aproveitar muito a estação mais gelada do ano!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *