A História do Browline

O estilo browline (ou em português “linha da sobrancelha”) aparece 30 anos antes do primeiro clubmaster da Ray -Ban ser lançado, apesar da marca ser comumente créditada por ter desenhado o formato. Os primeiros modelos foram produzidos pela  marca americana American Optical Sirmonts. Popular entre a década de 50 e 60, ele ficou marcado nos rostos de muitos personagens e figuras como o ativista e intelectual Malcolm X.

Facilmente reconhecido pelo seu formato marcante, os modelos tem a parte superior mais grossa e de diferente material do resto da armação, criando o foco principal na área da sobrancelha. Na década de 50 o formato era um dos mais populares de venda, responsável por chegar ser até 50% de toda venda da época.

Passada a década de 60 e chegando em 1970, o modelo perde o espaço para modelos mais ousados e glamorosos e acaba virando sinônimo de óculos de figuras de autoridade, de uma geração a ser superada. Graças à sua aparição no fime moonlighting, estrelado por Bruce Willis, o browline volta a cair no gosto do público, dessa vez como item de estilo cool.

A Ray-Ban, que já era a marca dominante de óculos da época percebe essa nova onda e não demora em desenvolver seu próprio modelo, que ganha o nome de Clubmaster, nome ainda utilizado.

Consolidado pela Ray-Ban, o Clubmaster ganha espaço na mídia, aparece em filmes populares nos rostos de Denzel Washington, MIchael Douglas e ganha status de retrô-chic. Popular entre homens e mulheres, ele se transforma em um clássico da marca, junto do Wayfarer e o Aviator.

O Clubmaster Hoje

O Clubmaster ainda é vendido pela Ray-Ban e hoje em dia ganha cores diferentes, com variação de lentes (espelhadas ou normais) e cores. Além do modelo dobrável!

Ela é velhinha mas continua linda, fala a verdade?

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