A Dieta e a Visão

Uma notícia sobre um rapaz de 17 anos que perdeu sua visão devido à uma dieta pobre, trouxe à tona uma temática muito importante: a relação da dieta e da saúde. É muito raro encontrar esse tipo de restrição dietária severa em países com fácil acesso à alimentos e a produtos alimentícios enriquecidos com vitaminas. Mas os casos que aparecem geralmente estão ligados a pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, com alcoolismo, vegetarianos radicais ou com distúrbios alimentares como a anorexia.

O jovem foi levado ao médico pelos seus pais, após reclamar de excesso de cansaço. Os testes realizados pelos médicos revelou que o paciente possuia uma anemia severa, além de baixos níveis de vitamina B12 e foi prescrito injeções de vitamina B12. Dentro de um ano, o quadro piorou e ele foi perdendo a audição e visão, até enfim perder completamente a visão antes de receber o diagnóstico final. O que foi concluído: Após anos de uma alimentação que consistia em praticamente apenas batata frita, pão branco e carne de porco processada, a retina não recebeu nutrientes suficientes para continuar a funcionar. Os especialistas concluiram que a falta de vitamina B12, B, cobre e selênio e o excesso de zinco causaram perda de densidade óssea e a neuropatia ótica que acabou por cegar o paciente. 

O caso mostra que é tão importante o que se come quanto o que se deixa de comer. Especialistas há anos já sabem que a boa nutrição é responsável por garantir o bom funcionamento do corpo inteiro, incluindo seus olhos. Não deixe de incluir esses 5 itens na sua dieta:

  • Folhas Verdes – Como couve, espinafre, alface romana, brócolis e ervilhas que são ricas em luteína e a zeaxantina, que são como antioxidantes para a retina.
  • Frutas Cítricas – Laranjas, mexericas, limões são ricos em vitamina C. Também ricas em vitamina C: Pêssegos, pimentão vermelho, tomates e morangos.

  • Leguminosas – Feijão fradinho, feijão branco e feijão preto são ricos em zinco, mineral que tem grande concentração nos olhos. Outros alimentos ricos em zinco: ostras, carne vermelha magra, frango e cereais fortificados.
  • Peixes Marinhos – Salmão, sardinhas e atum são ricos em ômega-3 e ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças dos olhos relacionadas a idade.

  • Vegetais e frutas laranjas – Cenouras, batata doce (da espécie laranja), damasco e melão cantaloupe são ricos em beta-caroteno, que são vitais para o bom funcionamento da visão.

A comida típica do Brasil é muito rica em nutrientes e só a feijoada de quarta-feira já garante metade da lista acima: Feijão, couve e laranja. Com essas informações fica fácil fazer escolhas melhores e, assim, garantir um bom funcionamento do corpo e da visão!

 Traduzido do original: https://www.aao.org/eye-health/news/poor-diet-blindness-nutritional-deficiency

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