Você Pode Pegar a Covid-19 Pelos Olhos?

Nos últimos meses temos nos acostumado com o novo normal: isolamento social, o aumento de vezes que lavamos as mãos, o uso de máscaras, a limpeza de todo objeto trazido para dentro de casa, tudo isso na tentativa de diminuir o contágio do novo coronavirus. Ainda sabe-se pouco sobre a doença, mas estamos a cada dia mais perto de conseguir decifrar esse vírus que mudou o jeito que nós vivemos, praticamente da noite pro dia.

Já se sabe que a contaminação pode acontecer quando temos contato direto com o vírus, através de gotículas de saliva espalhadas no ar que foram aspiradas ou tocando rosto, boca ou nariz, após o contato em superfícies contaminadas. O que faz pensar, será que os olhos também podem ser uma porta de entrada para o vírus?

A resposta, até o momento, é: não sabemos.

O virologista Joseph Fair, em entrevista ao site WebMD, comenta que começou a pensar sobre essa possibilidade quando adoeceu após pegar a doença em uma viagem de avião em que a tripulação não utilizava máscaras. Joseph utilizou, durante o vôo, máscara protetora e luvas, mas nenhum tipo de proteção para os olhos.

Na mesma matéria, foi consultada a expertise de H. Nida Sen, médica diretora da Uveitis Clinic do instituto nacional dos olhos em Bethesda, Maryland (EUA), que afirma que não há ainda evidências comprovadas dessa teoria, mas que ela faz sentido, biologicamente falando. O tecido transparente que cobre o branco do olho e o interior das pálpebras, também conhecido como conjuntiva, pode ser infectado por outros tipos de vírus, como o da gripe comum e da herpes simples. Mesmo ainda não comprovada a contaminação direta pelos olhos, a contaminação indireta certamente é possível, uma vez que se uma particula de saliva contaminada cair nos olhos, ela pode chegar ao nariz ou boca com apenas um toque. 

Um estudo, feito pela Escola de Medicina John Hopkins, sugere que há sim uma boa possibilidade da superfície dos olhos estar suscetível à infecções pelo novo coronavirus e a transmissão dele, neste caso, seria feita pelo canal lacrimal, que se conecta com a cavidade nasal, e subsequentemente infectaria as células respiratórias.

Apesar de ainda não existir uma resposta certeira de que há a possibilidade de contaminação do novo coronavirus pelos olhos, cuidado nunca é demais:

  • Lave as mãos com frequência ou, se não for possível, higienize-as com álcool em gel 70%
  • Evite usar lentes de contato durante o período da pandemia
  • Os óculos de grau ou sol oferencem uma proteção parcial contra gotículas, pois tem as laterais abertas. Se quiser proteger os olhos, prefira um modelo específico de proteção médica
  • Higienize os óculos quando chegar da rua. Você pode lavá-los com detergente neutro e água

Para mais informações sobre  novo cornavírus, acesse o site da organização mundial da saúde: 

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#perguntas

Fontes: https://www.webmd.com/lung/news/20200526/can-you-catch-covid19-through-your-eyes?ecd=wnl_spr_052620&ctr=wnl-spr-052620_nsl-LeadModule_title&mb=NpTk0jAdrbBndE5%2foMFgKOHnVev1imbC8y3x6SOBm2I%3d

https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.05.09.086165v1.full

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *