10 Doenças Que O Exame de Vista Pode Revelar

O exame de vista, que deve ser anual (já marcou o seu desse ano?), é importante não só para a saúde do seus olhos, mas ele também pode revelar doenças graves e aumentar as chances de um diagnóstico precoce. Hoje no blog vamos listar 10 das várias doenças que podem ser descobertas com um exame ocular.

Tumor no Cérebro

Tumores podem causar uma aumento de pressão dentro do cérebro que pode ser percebido nos olhos. O inchaço atrás dos olhos, causam mudanças no nervo ótico que são perceptíveis ao médico durante a examinação. Outros sinais de um tumor cerebral são perda da visão periférica, visão duplicada repentina e mudança de tamanho de pupilas.

Diabetes

O exame nos olhos pode revelar que as pequenas veias na retina estão soltando um líquido amarelado, e isso pode ser sintoma de retinopatia diabética. Ela é comumente diagnosticada antes da diabetes e ajuda a prevenir a perda da visão e outras complicações.

Pressão Alta

O fundo dos olhos revela muito sobre a saúde de uma pessoa. Como a retinopatia diabética, uma mudança nas veias na região pode indicar um problema de pressão alta. A doença é comum entre adultos e afeta a visão, agilizando a progressão da glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular e outras doenças. Somente o exame com dilatação da pupila pode fazer essa descoberta.

Colesterol Alto

Um contorno amarelo ou azulado ao redor da córnea pode ajudar a diagnosticar um caso de uma paciente com colesterol alto, especialmente quando a pessoa tem menos de 40 anos. Depósitos de sangue nas veias da retina também podem indicar a condição.

Esclerose Múltipla

A inflamação do nervo ótico pode ser um presságio da esclerose múltipla, a doença degenerativa que afeta o sistema nervoso. É comum que essa inflamação venha pareada de outros sintomas como visãomuito borrada, dor ocular e visão dupla.

DST

Doenças sexualmente transmissíveis como sífilis herpes, clamídia, HIV, gonorréia podem ser diagnosticadas durante o exame ocular de rotina.

Deficiência de Vitamina A

Olhos secos e cegueira noturna são ambos sinais de uma deficiência de vitamina A. Sem essa vitamina no sistema, os olhos não conseguem produzir humidade o suficiente para mantê-los propriamente lubrificados. Ela também afeta na produção de certos pigmentos na retina necessários para que os olhos funcionem normalmente. A condição é a causa líder de cegueira previnível em crianças ao redor do mundo.

Miastenia grave
A miastenia grave é uma doença autoimune que causa o enfraquecimento dos músculos e fadiga. Os primeiros sintomas geralmente afetam os olhos primeiro, com o caimento de pálpebras de um ou ambos os olhos e a visão borrada, fraqueza nos braços e pernas, dificuldade de respirar, falar, mastigar e engolir.
Anemia falciforme
A amemia falciforma, uma condição genética que afeta o sangue, desenvolve células vermelhas do sangue que são mais rigidas, com o formato de vírgulas, que odem bloquear o fluxo de sangue no corpo. Essa condição é responsável por uma miríade de mudanças nos olhosm como vermelhidão, veias estouradas na superfície dos olhos, hemorragias e até o deslocamento da retina dentro do olho.
Alterações da Tireóide
Olhos salientes e pálpebras retraídas são sinais do hipertireoidismo, comumente causado pela doença de graves. Isso acontece quando a tireóide produz muito ou pouco hormônio. Os sintomas podem acompanhar vista turva, perda de visão e olho seco.

 

É importante lembrar que esses sintomas não são sinais absolutos das doenças descritas no post. Quando o oftalmologista percebe alguma alteração durante o exame de vista, ele irá recomendar testes clínicos especializados para confirmar ou esclarecer um diagnóstico.

É recomendado que todos os adultos com mais de 40 anos façam uma examinação completa com dilatação, pois é a idade em que as primeiras mudanças na visão começam a se manifestar. Se o paciente é de risco, com diabetes, pressão alta e histórico familiar de doenças oculares, é importante estar sempre atualizado com os exames anuais, não importando a idade.

fonte: https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/surprising-health-conditions-eye-exam-detects

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *